Apac divulga possibilidade de chuva em Pernambuco. Foto: Divulgação
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou no domingo, 20 de julho, a tendência de precipitação para os próximos dias em Pernambuco.
O levantamento foi atualizado com base em dados de modelos meteorológicos que apontam previsão de chuvas fracas em algumas regiões do estado entre os dias 21 e 25 de julho. As informações estão disponíveis no site oficial da instituição (www.apac.pe.gov.br) e são atualizadas diariamente.
De acordo com a Apac, as regiões da Mata Norte, Região Metropolitana do Recife e Mata Sul devem registrar chuvas de baixa intensidade durante toda a semana. A previsão indica ocorrência de precipitação classificada como “fraca”, o que significa acumulados de até 10 milímetros por dia, conforme a legenda fornecida no próprio boletim.
Já no Agreste, a previsão aponta ausência de chuva na segunda (21), terça (22) e quarta-feira (23). A partir da quinta-feira (24), pode ocorrer precipitação fraca, que deve se repetir também na sexta-feira (25). Essa mudança indica uma leve possibilidade de instabilidade atmosférica no fim da semana para a região.
Para o Sertão de Pernambuco e o Sertão do São Francisco, a tendência continua sendo de tempo seco. A Apac informa que, ao longo de toda a semana, não há expectativa de chuvas significativas nessas áreas. A previsão para essas regiões permanece como “sem chuva”, ou seja, com acumulados inferiores a 2 milímetros.
Segundo o painel divulgado, os dados apresentados representam a projeção de um único modelo meteorológico e têm caráter de tendência, com menor grau de probabilidade.
Por isso, a Apac destaca que o boletim não substitui os avisos oficiais e a previsão completa, que devem ser acompanhados diariamente. A agência também reforça a importância de monitorar atualizações, especialmente em períodos em que a previsão pode se alterar de forma repentina.
3
21:08, 12 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Além disso, no alerta mais recente a agência indicou pancadas de chuva de intensidade moderada, com possibilidade de serem pontualmente mais fortes.
A Apac orienta a população para redobrar os cuidados, principalmente em áreas suscetíveis a alagamentos ou deslizamentos.
Alertas emitidos na sexta-feira, 6 de fevereiro, apontavam a possibilidade de pancadas de chuva moderadas, com ocorrência pontual de chuva forte em diversas áreas do estado.
mais notícias
+