Segundo o órgão, a atuação de um sistema atmosférico (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis - VCAN), junto com os ventos, está favorecendo a ocorrência de precipitações no estado neste fim de semana.
Inmet: chuva na rua e pessoa com guarda-chuva. Foto: Divulgação
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) publicou neste sábado, 24 de janeiro, previsão de chuvas em regiões de Pernambuco para esta noite e o domingo (25).
Segundo o órgão, a atuação de um sistema atmosférico (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis - VCAN), junto com os ventos, está favorecendo a ocorrência de chuvas no estado neste fim de semana.
Neste sábado a noite (24), pancadas de chuva de fraca a moderada atingem o Litoral e na Zona da Mata.
Já no domingo (25), as chuvas avançam para o Agreste, com volumes mais expressivos no Litoral e na Zona da Mata.
Municípios do Sertão de Pernambuco devem enfrentar chuvas mais intensas nos próximos dias, conforme alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O aviso de nível amarelo, que indica perigo potencial, tem validade até o domingo, 25 de janeiro, e aponta a possibilidade de volumes significativos de precipitação na região. A previsão é corroborada pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que também sinaliza instabilidade no interior do estado.
Segundo o Inmet, o alerta divulgado nesta terça-feira (20) abrange cidades como Afrânio, Araripina, Belém do São Francisco, Bodocó, Cabrobó, Cedro, Ipubi, Lagoa Grande, Moreilândia, Orocó, Ouricuri, Parnamirim, Petrolina, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Serrita, Terra Nova, Trindade e Verdejante. Nesses municípios, a expectativa é de chuvas que podem chegar a até 50 milímetros em um único dia.
Além do volume de água, o órgão federal também chama atenção para a ocorrência de ventos mais fortes, que podem atingir velocidades de até 60 quilômetros por hora, aumentando o risco de transtornos pontuais, como queda de galhos de árvores, interrupções no fornecimento de energia e alagamentos em áreas mais vulneráveis.
A Apac reforça o cenário de precipitações no Sertão e mantém o monitoramento das condições meteorológicas. O órgão orienta que a população acompanhe as atualizações dos boletins oficiais e adote cuidados em caso de ocorrência de chuvas mais fortes, especialmente em áreas sujeitas a enxurradas ou dificuldades de drenagem.
3
08:08, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Além disso, no alerta mais recente a agência indicou pancadas de chuva de intensidade moderada, com possibilidade de serem pontualmente mais fortes.
A Apac orienta a população para redobrar os cuidados, principalmente em áreas suscetíveis a alagamentos ou deslizamentos.
mais notícias
+