Apac: chuva no centro do Recife. Foto: Bruno Vila Nova/Arquivo Pessoal
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou, nesta quinta-feira, 15 de maio, o alerta de chuva para o Grande Recife e as zonas da Mata Norte e Sul de Pernambuco. Apesar disso, a previsão é de que a intensidade da chuva seja menor do que a registrada entre quarta (14) e quinta.
De acordo com a Apac, ainda há instabilidades e umidade no Litoral, o que pode provocar pancadas de chuva moderadas — com possibilidade de trechos mais intensos — durante a noite desta quinta (15) e nas primeiras horas da sexta-feira (16).
"Ainda há instabilidades e umidade no Litoral que podem ocasionar pancadas de chuva de moderada (pontualmente forte) na noite desta quinta-feira (15) e madrugada e manhã da sexta-feira (16) nas regiões Metropolitana do Recife, Mata Norte e Mata Sul", divulgou a Apac.
A população deve continuar atenta às atualizações da previsão do tempo e aos avisos de órgãos de defesa civil, especialmente em áreas de risco ou historicamente afetadas por alagamentos e deslizamentos.
As chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife desde a quarta-feira, 14 de maio, devem diminuir ao longo da tarde desta quinta-feira (15). (veja vídeo abaixo)
Porém, segundo previsão atualizada da Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC), há grande chance de novas pancadas intensas entre a noite de hoje e a madrugada da sexta-feira (16).
O governo de Pernambuco mantém plantão 24 horas por meio da Defesa Civil estadual, que pode ser acionada em caso de emergência.
A população pode entrar em contato com a central pelos telefones 199 ou (81) 3181-2490. Já os municípios contam com suas próprias linhas diretas para ocorrências locais.
2
20:10, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
mais notícias
+