Apac: chuva no Recife. Foto: Bruno Vila Nova/Arquivo Pessoal
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informa que o canal de umidade continua atuando na faixa litorânea do estado, contribuindo para a formação de nebulosidades. A previsão do tempo indica a possibilidade de pancadas de chuva com intensidade moderada, podendo ser pontualmente forte, especialmente entre a madrugada e a manhã desta quinta-feira, 19 de junho.
As primeiras áreas a serem atingidas pelas chuvas são a Mata Sul, seguidas pela Região Metropolitana do Recife e pela Mata Norte.
No Agreste, a previsão também indica pancadas de chuva, mas com intensidade variando entre fraca e moderada e de forma mais isolada.
Já no Sertão do estado, a expectativa é de chuvas fracas e isoladas, concentradas no período da tarde e noite.
A Apac segue monitorando as condições climáticas e reforça a importância de acompanhar os boletins atualizados por meio de seus canais oficiais.
A Defesa Civil do Recife segue em plantão permanente e pode ser acionada pelos telefones 0800.081.3400 ou 3036.4873. As ligações são gratuitas e o atendimento é 24 horas. Em caso de emergência, a orientação é buscar abrigo em locais seguros e entrar em contato com o órgão.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém válido até a manhã desta quarta-feira, 18 de junho, o alerta de chuva para o estado de Pernambuco. A previsão indica precipitações entre 20 a 30 mm por hora, podendo chegar a até 50 mm por dia.
As chuvas, que já atingem o estado desde a terça-feira (17), apresentam risco baixo para alagamentos e pequenos deslizamentos, principalmente em áreas com vulnerabilidade geográfica.
Diante das condições climáticas, o Inmet recomenda evitar sair de casa durante o mau tempo, observar sinais de alteração em encostas e não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante os períodos de chuva.
Cidades da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata estão incluídas na área de atenção do alerta.
2
20:40, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
mais notícias
+