Apac: clima de chuva no Recife. Foto: Divulgação. Arte: Portal de Prefeitura
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) emitiu alerta na noite do domingo, 18 de maio, indicando a possibilidade de chuvas moderadas a fortes na Região Metropolitana do Recife. A previsão é válida para esta segunda (19).
No aviso meteorológico, a Apac tem previsão para pancadas de chuva com intensidade moderada a forte nas Mata Sul e Agreste de Pernambuco.
A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelos telefones 0800.0813400 e 3036 4873. A ligação é gratuita e o atendimento 24h. A orientação é que, em caso de necessidade, moradores de locais de risco procurem abrigos seguros e acionem o órgão.
"Um canal de umidade, formado pela influência de um sistema frontal, ficou estacionário ao longo do domingo (18/5) na divisa dos estados de Alagoas e Pernambuco, provocando volumes significativos em parte desses dois estados. Na Mata Sul e parte do Agreste os acumulados já ultrapassam os 50 mm. Este sistema tem previsão de se manter ao longo da segunda-feira (19/05) com acumulados moderado a forte para na Mata Sul, Agreste (principalmente meridional e central), sua borda pode atingir parte da Região Metropolitana do Recife com acumulados moderados (pontualmente forte)", diz o comunicado da Apac.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), divulgou na última sexta-feira, 16 de maio, os dados de tendência de precipitação para os próximos cinco dias na Região Metropolitana do Recife e demais regiões do Estado.
Segunda - 19 de maio
Terça - 20 de maio
Quarta - 21 de maio
2
03:52, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
mais notícias
+