Em nota, a Agência informou que um Sistema Meteorológico, conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, voltou a atuar sobre o Estado, motivo este do temporal.
Guarda-chuva aberto por pessoa durante temporal. Foto: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), emitiu um alerta que dá continuidade para chuva de intensidade moderada nesta quinta-feira, 30 de janeiro, e para a sexta (31). A maior concentração pode ocorrer no extremo oeste das seguintes regiões:
Em nota, a Apac informou o motivo que está causando as chuvas no Sertão do Estado.
"A Apac informa que um Sistema Meteorológico conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis volta a atuar sobre o Estado, e seu posicionamento está causando chuvas no Sertão Pernambucano".
A Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC) informou que a confluência dos ventos estão causando aumento da instabilidade e ocasionaram pancadas de chuvas de intensidade moderada, no período do final da tarde e noite da última terça-feira, 28 de janeiro, no Sertão e Agreste, e no período da madrugada da quarta-feira (29) na Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife.
2
05:29, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
mais notícias
+