O alerta laranja emitido pela agência ocorre em decorrência do aumento de instabilidade causada pelo sistema meteorológico conhecido como Cavado.
27 de julho de 2025 às 16:38 - Atualizado às 16:50
Apac alerta sobre chuva forte na noite deste domingo (27) e na segunda-feira (28); saiba locais Foto: Rodolfo Kosta/Portal de Prefeitura
Um alerta laranja da Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima), no final da tarde deste domingo, 27 de julho, informa que pancadas de chuva com intensidade moderada a forte são esperadas a partir da noite deste domingo (27/07) e seguir na madrugada e manhã da segunda-feira (28/07) na Mata Norte e Região Metropolitana do Recife com redução a partir da tarde.
Na Mata Sul, espera-se pancadas de intensidade moderada a forte, principalmente a partir do período da manhã da segunda-feira (28/07).
Ainda de acordo com a agência, para a região do Agreste, as pancadas moderadas e pontualmente fortes deverão ocorrer no período da tarde e noite também da segunda-feira.
A condição climática ocorre devido o aumento de instabilidade causada pelo sistema meteorológico conhecido como Cavado.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) foi criada através da Lei Estadual nº14.028 de 26 de março de 2010 com o objetivo de fortalecer o planejamento e a regulação dos usos múltiplos dos Recursos Hídricos do Estado e o Sistema Integrado de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (SIGRH).
O fortalecimento institucional visa consolidar a Política Estadual de Recursos Hídricos (Lei nº 12.984/2005) e o Sistema Integrado de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (SIGRH).
A Apac tem como missão executar a Política Estadual de Recursos Hídricos, planejar e disciplinar o uso da água no âmbito do Estado de Pernambuco, gerenciar o monitoramento hidrometeorológico dos rios e reservatórios, realizar previsões de tempo e temperatura no Estado, conforme previsto na lei de criação da Agência.
2
20:08, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
mais notícias
+