Pernambuco, 21 de Março de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Vítima da tragédia de Brumadinho tem corpo identificado após mais de 6 anos

Desastre deixou 270 pessoas mortas, duas vítimas ainda segue desaparecidas.

Kessya Goes

08 de fevereiro de 2025 às 16:32   - Atualizado às 16:50

Maria de Lurdes da Costa Bueno.

Maria de Lurdes da Costa Bueno. Foto: Reprodução / Redes sociais

A Polícia Civil de Minas Gerais identificou na quinta-feira, 6, mais uma vítima da tragédia do rompimento da barragem Córrego do Feijão, da mineradora Vale, localizada em Brumadinho, no Estado de Minas Gerais. Trata-se de Maria de Lurdes da Costa Bueno, com 59 anos à época dos fatos, identificada por meio de exame antropológico. Segundo a polícia, era natural de São Paulo.

A onda de rejeitos de minério de ferro atingiu a área administrativa da empresa e a comunidade da Vila Ferteco, deixando mortos, feridos e desaparecidos. Corretora de imóveis, Maria de Lourdes estava hospedada na Pousada Nova Estância, no dia da tragédia de Brumadinho. Era uma das três pessoas desaparecidas. Duas ainda faltam ser localizadas.

Até o momento, foram concluídos os procedimentos de identificação de 268 vítimas. Seis anos depois, as ações continuam para localizar todas as vítimas da tragédia de Brumadinho.
 

"Os trabalhos continuam para que sejam identificadas outras duas, do total de 270 pessoas não encontradas em virtude dos fatos ocorridos na tarde de 25 de janeiro de 2019", disse a Polícia Civil.

Segundo o tenente Henrique Barcellos, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, na quinta-feira, foram encontrados segmentos na operação realizada.

"Esses segmentos têm alta probabilidade de serem de um corpo humano. Mas a informação final será confirmada pela perícia da Polícia Civil", disse ele, na ocasião.

O que veio a ser confirmado, posteriormente, pela Polícia Civil do Estado.

As operações continuam para encontrar Tiago Tadeu Mendes da Silva e Nathália de Oliveira Porto Araújo, que ainda seguem não identificados.
 

"A luta por justiça, encontro, memória, não repetição e direito dos familiares não pode parar", reforçou a Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos (Avabrum), criada pelos familiares dos mortos na tragédia.

O que foi a tragédia de Brumadinho?

O rompimento da barragem de Brumadinho foi uma tragédia ambiental que aconteceu na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, no dia 25 de janeiro de 2019. No início da tarde daquele dia, a barragem de rejeitos da mineração da Mina de Córrego do Feijão, da companhia Vale, colapsou, liberando uma avalanche de lama sobre uma área de 290 hectares. A lama atingiu parte da empresa que operava no local, a zona rural de Brumadinho e a comunidade de Vila Ferteco. Com 272 vítimas fatais e milhares de pessoas desabrigadas ou desalojadas, é considerado o maior acidente de trabalho do Brasil.

Estadão conteúdo

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

08:10, 21 Mar

Descrição da imagem

30

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Como você avalia o governo Lula?

Notícias Relacionadas

Lucas di Grassi
Posição

Piloto Lucas di Grassi diz que 'Brasil está oficialmente sob uma ditadura'

Para o automobilista, alguns dos políticos mais votados do país estão sendo processados ilegalmente.

Lula e Haddad.
Posição

Haddad diz que candidato para 2026 é Lula e que irão continuar "trabalhando juntos para o PT"

Em relação à sua atuação como ministro da Fazenda, o mesmo disse que ele tem uma formação distinta a de outras pessoas que ocuparam a mesma posição que ele.

Plínio Valério e Marina Silva
Indignação

Senador fala sobre 'enforcar' ministra Marina Silva e parlamentares denunciam

O documento assinado por representantes aponta que o discurso dele incita um caráter de violência de gênero.

mais notícias

+

Newsletter