19 de fevereiro de 2025 às 09:24 - Atualizado às 09:43
Prefeito de Ourinhos, Guilherme Gonçalves e carnaval. Fotos: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
O prefeito de Ourinhos, Guilherme Gonçalves, anunciou o cancelamento do Carnaval na cidade para direcionar os recursos destinados à festa para a área da saúde municipal. (veja vídeo abaixo)
Ex-catador de lixo, que sempre criticou o atendimento à população, o prefeito informou que o governo investirá os fundos na compra de equipamentos de Raio-X, na realização de 150 cirurgias eletivas e na ampliação da farmácia da UPA, situada a 372 quilômetros da capital paulista.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Guilherme Gonçalves afirmou:
“Ouvi muitas críticas, Carnaval só depois que a saúde estiver OK”, destacando que a medida deverá resultar na redução de aproximadamente R$ 90 milhões nas despesas municipais.
O governo divulgou a decisão menos de uma semana após a Secretaria de Cultura anunciar a programação do evento, que contava com shows gratuitos de artistas locais e o grupo Revelação como atração principal.
Em nota, a prefeitura reconheceu a importância das manifestações culturais, mas justificou o cancelamento como uma medida necessária para a contenção de despesas.
O comunicado também apontou que o governo poderá cancelar outras festas tradicionais, caso a situação financeira exija novos cortes.
A Vara Cível de Correntina, na Bahia, suspendeu o orçamento de R$ 6,5 milhões para o carnaval até que o município quite os salários atrasados dos servidores.
A decisão considera que a nova gestão da prefeitura adotou uma conduta 'omissiva' em relação às obrigações financeiras assumidas na gestão anterior.
Então, segundo os autos, mais de 2 mil servidores estão com o salário de dezembro e o décimo terceiro atrasados. A prefeitura alegou que não recebeu a folha de pagamentos da gestão anterior.
O Ministério Público considera injustificável gastar essa quantia em festas enquanto a cidade enfrenta calamidade administrativa.
Correntina tem cerca de 32 mil habitantes e está sob calamidade administrativa desde 2 de janeiro, por decreto do prefeito Walter Mariano (União Brasil).
1
2
3
13:13, 16 Mar
30
°c
Fonte: OpenWeather
Em suas redes sociais, a Associação realizou uma menção ao agente o parabenizando pela coragem.
A Agência enfatiza a necessidade de que esses procedimentos sejam realizados por profissionais devidamente habilitados, em locais devidamente autorizados.
Segundo a procuradoria, os argumentos dos advogados do ex-presidente não apresentam critérios para retirar os ministros do caso.
mais notícias
+