Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Vice-presidente do PT defende que governo Lula corte "toda e qualquer relação" com Israel

Deputado federal licenciado e atual prefeito de Maricá (RJ), ele ainda afirmou que a crítica é para o governo, não contra o povo judeu.

Ricardo Lélis

10 de junho de 2025 às 20:15   - Atualizado às 20:15

Washington Quaquá e Lula

Washington Quaquá e Lula Foto: Reprodução/ Redes Sociais

O vice-presidente nacional do PT, Washington Quaquá, defendeu que o governo Lula rompa "toda e qualquer relação" com Israel.

A declaração foi dada durante entrevista ao portal Metrópoles e ocorre em meio ao aumento das críticas ao governo israelense por suas ações na Faixa de Gaza.

"Defendo que o Brasil corte toda e qualquer relação com o governo de Israel. Não com o povo de Israel, mas com o governo, no âmbito comercial e diplomático", afirmou Quaquá.

Deputado federal licenciado e atual prefeito de Maricá (RJ), ele ainda disse: 

"O que estão fazendo com a Palestina é um crime contra a humanidade, um dos piores que já se viu. E justificado com um argumento que fere a história do povo judeu: expulsar um povo de sua terra. O que Israel está fazendo fere a tradição do povo judeu e a dor que os judeus sofreram ao longo de toda a história."

Veja Também

No mês passado, artistas, políticos e personalidades assinaram uma carta pressionando o presidente Lula a romper relações com Israel. Entre os signatários estavam parlamentares do PSOL, como Erika Hilton (SP), Guilherme Boulos (SP), Henrique Vieira (RJ), Luiza Erundina (SP) e Fernanda Melchionna (RS).

Na última semana, em Paris, Lula também voltou a criticar as ações israelenses.

"Parece que não existe mais humanismo nas pessoas. 'Ah, palestino pode morrer'. Palestino não é ser inferior, palestino é gente como nós", declarou o presidente.

A fala do político se deu após a ativista ambiental sueca Greta Thunberg e um grupo de ativistas pró-Palestina serem detidos pelas Forças de Defesa de Israel enquanto navegavam a bordo da embarcação humanitária Madleen, que seguia rumo à Faixa de Gaza, na segunda (9). 

As autoridades israelenses interceptaram o navio após o grupo desobedecer restrições impostas na região costeira da área em conflito.

Segundo o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, Greta Thunberg e os demais ativistas integrantes da Freedom Flotilla Coalition foram levados a assistir vídeos que mostram os ataques cometidos pelo grupo Hamas contra civis israelenses.

A ação visa apresentar “quem é a organização terrorista que eles vieram apoiar”, conforme declarou Katz em suas redes sociais.

Os vídeos exibidos revelam imagens chocantes das atrocidades realizadas pelo Hamas durante a ofensiva iniciada em 7 de outubro de 2023, que resultou na morte de cerca de 1.200 israelenses e no sequestro de mais de 250 civis e militares.

Entre as vítimas, muitas eram mulheres, idosos e crianças, fatos que aprofundaram o conflito e motivaram a resposta militar israelense em Gaza.

Greta Thunberg, conhecida mundialmente por sua atuação ambiental e posicionamento político, foi alvo de críticas severas do governo israelense, que a classificou como “antissemita” devido ao seu apoio declarado às causas palestinas e à sua participação em ações contra o bloqueio imposto a Gaza.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:25, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Momento de Carlinhos Brown abrindo caminhos em Salvador.
Ritual

Carlinhos Brown saúda Exu e "abre caminhos" antes de desfiles carnavalescos de Salvador; veja vídeo

Exu um dos fundamentais orixás no Candomblé e na cultura Iorubá, e o momento foi referenciado à abertura de caminhos nas religiões de matriz africana.

Sarah Araújo, ao lado do marido, secretário de prefeitura junto do filho e suposto momento da traição.
Flagra

Viraliza vídeo de suposta traição da esposa de secretário que atirou nos filhos e depois se matou

Horas antes de atirar nos filhos de 12 e 8 anos e tirar a própria vida, Thales Machado publicou uma carta mencionando uma suposta traição cometida pela esposa.

Criança com cartão do Bolsa Família.
Auxílio

Bolsa Família paga novo grupo de beneficiários nesta sexta (13/02); veja NIS de hoje

O valor mínimo do Bolsa Família corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01.

mais notícias

+

Newsletter