Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Vereador do PT propõe Lei que proíbe compras de produtos de Israel; saiba onde

De acordo com a proposta, a restrição seria válida enquanto perdurarem os conflitos envolvendo o país "na violação de direitos humanos".

Ricardo Lélis

24 de setembro de 2025 às 16:05   - Atualizado às 17:05

Bandeiras de Israel e Brasil

Bandeiras de Israel e Brasil Foto: Reprodução IA

O vereador Bruno Ziliotto (PT), de Florianópolis (SC), apresentou um projeto de lei que busca proibir o Executivo municipal de adquirir armamentos, softwares, equipamentos de defesa e inteligência, além de cursos e treinamentos provenientes de Israel.

De acordo com a proposta, a restrição seria válida enquanto perdurarem os conflitos envolvendo o país “na violação de direitos humanos”.

Na justificativa, Ziliotto afirmou que “a medida mostra-se necessária diante das evidências apresentadas por organizações internacionais, que apontam um cenário humanitário gravemente comprometido na Palestina, onde o Estado de Israel pratica crimes de limpeza étnica, apartheid, genocídio e submete o povo palestino à fome sob cerco ilegal, impedindo a entrada de ajuda humanitária internacional”.

O projeto ainda está em análise na Câmara Municipal. A Procuradoria-Geral do Município já se manifestou pela inconstitucionalidade da proposta, alegando que o vereador “não pode proibir o Chefe do Executivo de exercer suas atividades”.

PT quer cortar relações com Israel

Em agosto deste ano, o Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou uma carta na qual pede que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva suspenda relações diplomáticas e comerciais com o governo de Benjamin Netanyahu, de Israel.

Veja Também

Na abertura do 17º Encontro do PT, na noite desta sexta-feira, em Brasília, o senador e atual presidente nacional do PT, Humberto Costa, leu a carta de apoio ao povo palestino e reafirmou a posição histórica do PT em defesa da causa.

"Não é possível virar os olhos às mortes de crianças em Gaza pelos bombardeios de Israel há mais de 20 meses, e agora pela fome e doenças produzidas pelo bloqueio israelense. São crianças, um terço dos 55 mil palestinos mortos em Gaza e na Cisjordânia", descreve a carta. "O governo de Benjamin Netanyahu é acusado de 'crimes de guerra' até por ex-embaixadores e ex-primeiros-ministros israelenses. Os crimes agora incluem assassinar civis desarmados e famintos, que buscam auxílio humanitária e recebem balas e bombas."

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:23, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Momento de Carlinhos Brown abrindo caminhos em Salvador.
Ritual

Carlinhos Brown saúda Exu e "abre caminhos" antes de desfiles carnavalescos de Salvador; veja vídeo

Exu um dos fundamentais orixás no Candomblé e na cultura Iorubá, e o momento foi referenciado à abertura de caminhos nas religiões de matriz africana.

Sarah Araújo, ao lado do marido, secretário de prefeitura junto do filho e suposto momento da traição.
Flagra

Viraliza vídeo de suposta traição da esposa de secretário que atirou nos filhos e depois se matou

Horas antes de atirar nos filhos de 12 e 8 anos e tirar a própria vida, Thales Machado publicou uma carta mencionando uma suposta traição cometida pela esposa.

Criança com cartão do Bolsa Família.
Auxílio

Bolsa Família paga novo grupo de beneficiários nesta sexta (13/02); veja NIS de hoje

O valor mínimo do Bolsa Família corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01.

mais notícias

+

Newsletter