Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

TSE marca julgamento de ação que pode levar à cassação e inelegibilidade de Cláudio Castro

Para a Procuradoria-Geral Eleitoral, o governador do Rio de Janeiro cometeu abuso de poder político e econômico e deveria ser cassado.

Cami Cardoso

30 de outubro de 2025 às 09:42   - Atualizado às 10:12

TSE marca julgamento de ação que pode levar à cassação e inelegibilidade de Cláudio Castro

TSE marca julgamento de ação que pode levar à cassação e inelegibilidade de Cláudio Castro Foto: Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) agendou para a próxima terça-feira, 4 de novembro, a análise duas ações que podem levar à cassação e à inelegibilidade do governador do Rio, Cláudio Castro (PL), e do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil). Os dois são acusados de irregularidades na contratação de funcionários do Ceperj para atuar como cabos eleitorais e sempre negaram as acusações.

O caso chegou ao TSE após o MP Eleitoral recorrer da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) que absolveu a dupla. O caso é relatado pela ministra Isabel Gallotti, que liberou o processo para julgamento na reta final de seu mandato na Corte Eleitoral, que vai até 21 de novembro.

Para a Procuradoria-Geral Eleitoral, Cláudio Castro cometeu abuso de poder político e econômico e deveria ser cassado. Se ele deixar a função, assumiria em seu lugar o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Ricardo Couto de Castro.

O desembargador já terá que assumir a função em abril se Cláudio Castro deixar a função para se candidatar a outro cargo. O governador não pode mais disputar a reeleição. Bacellar, por sua vez, pretende concorrer ao governo estadual.

Castro está envolto nos últimos dias na polêmica da operação das polícias fluminense contra integrantes do Comando Vermelho, que se tornou a mais letal da história. Até a noite desta quarta-feira, o Estado confirmava 121 mortos. A Defensoria Pública fala em 132. 

Pedido da Comissão de direito humanos 

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados enviou, na quarta-feira, 29 de outubro, um pedido à Procuradoria-Geral da República (PGR) para que analise a possibilidade de prisão preventiva do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). O documento surge após a operação policial realizada na segunda-feira (27), considerada a mais letal da história do estado.

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) informou que, até a manhã da quarta-feira, a ação resultou em ao menos 132 mortes. Entre as vítimas estão quatro policiais, dois militares e dois civis.

A operação ocorreu em diferentes comunidades da zona norte do Rio e provocou forte reação de organizações sociais e de parlamentares, que pedem a responsabilização dos envolvidos.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Reimont (PT-RJ), assinou o pedido junto com outros oito parlamentares. Também assinaram o documento Talíria Petrone (PSOL-RJ), Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), Erika Kokay (PT-DF), Tadeu Veneri (PT-PR), Luiz Couto (PT-PB), Glauber Braga (PSOL-RJ), Enfermeira Rejane (PCdoB-RJ) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Veja Também

Reimont destacou, em entrevista ao portal Metrópoles, que a comissão vê o episódio como mais um crime do governador. Ele lembrou que essa não é a primeira operação com elevado número de vítimas durante a gestão de Cláudio Castro, apontando que já ocorreram sete chacinas em seis anos de governo.

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara também planeja visitar o Complexo da Penha, na zona norte do Rio, nesta quinta-feira. O grupo pretende ouvir moradores e familiares das vítimas, além de avaliar as condições do local onde ocorreu a operação. A ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, deve acompanhar a comitiva durante a visita.

da redação do Portal de Prefeitura com informações do Estadão Conteúdo.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:06, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, diz que jogos às 21h30 são prejudiciais.
Fala

Abel Ferreira critica domínio da Rede Globo no Brasileirão e pede ajuda da CBF; veja vídeo

O técnico do Palmeiras aproveitou a entrevista coletiva após a vitória contra o Internacional por 3 a 1 para desabafar.

Gabriel de Sá Campos, de 30 anos, réu por abusar adolescentes e Igreja Batista Filadélfia, onde ele era líder de grupo de jovens.
Avanço

Justiça torna líder de grupo jovem réu por abusar oito adolescentes da Igreja Batista Filadélfia

Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.

mais notícias

+

Newsletter