Pernambuco, 11 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

TSE inicia julgamento que pode cassar governador Claudio Castro após megaoperação policial

A ação é do Ministério Público Eleitoral onde alega abuso de poder político e econômico na campanha à reeleição de Castro, em 2022.

05 de novembro de 2025 às 08:13   - Atualizado às 08:43

Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro

Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou o julgamento de um recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) para cassar o mandato do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, por abuso de poder político e econômico na campanha à reeleição, em 2022.

A procuradoria eleitoral pretende reverter a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) que, em maio do ano passado, absolveu Castro e outros acusados no processo que trata de supostas contratações irregulares na Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

O processo também envolve o ex-vice-governador Thiago Pampolha; o ex-presidente da Ceperj, Gabriel Rodrigues Lopes, e o deputado estadual Rodrigo da Silva Bacellar (União), ex-secretário de governo.

O Ministério Público afirma que Castro obteve vantagem eleitoral na contratação de servidores temporários, sem amparo legal, e na descentralização de recursos para entidades desvinculadas da administração pública do Rio.

De acordo com a acusação, a descentralização de recursos ocorreu para fomentar a contratação de 27.665 pessoas, totalizando gastos de R$ 248 milhões, valor 30 vezes maior que o teto de gastos da campanha de 2022, que era de R$ 17 milhões.

Conteúdos Recomendados

A acusação também citou que os pagamentos aos contratados eram feitos por meio saques na boca do caixa, com objetivo de aliciar eleitores.

"O modo de remuneração realizada por meio pagamento em espécie na boca do caixa, sem qualquer fiscalização e controle, e, sobretudo, a inexistência de plano de trabalho sobre as atividades desenvolvidas, permitem concluir quanto a um desvio de finalidade na forma de admissão dos servidores", sustentou o MPE.

Durante a tramitação do recurso no TSE, Cláudio Castro disse que está confiante na Justiça porque o TRE rejeitou a ação por "total inconsistência e falta de provas”.

O caso é relatado no TSE pela ministra Isabel Galotti.

Agência Brasil

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:43, 11 Nov

Imagem Clima

31

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

O Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, homenageia Zumbi dos Palmares e celebra a luta por igualdade racial no Brasil.
Brasil

Feriado nacional: o que muda com o Dia da Consciência Negra no Brasil

A lei declarou o 20 de novembro feriado em todo o país para valorizar a herança afro-brasileira e combater o racismo.

Polícia Civil prende cinco pessoas em nova fase da Operação contra bebidas adulteradas por metanol
Ação

Polícia Civil prende cinco pessoas em nova fase da Operação contra bebidas adulteradas por metanol

Na ocasião, foram apreendidas grandes quantidades de garrafas, rótulos, selos e tampas, que eram enviados a diversos compradores para o envasamento de bebidas em fábricas clandestinas

IPCA de outubro sobe apenas 0,09%, menor índice para o mês desde 1998, com queda nas tarifas de energia e estabilidade nos preços dos alimentos.
Brasil

Inflação atinge apenas 0,09% em outubro, menor nível para o mês desde 1998

O IPCA registrou elevação de apenas 0,09% em outubro, em queda frente aos 0,48% de setembro, impacto da energia elétrica foi decisivo.

mais notícias

+

Conteúdos Recomendados

Newsletter