Vítimas que morreram durante passagem do tornado no Paraná. (Fotos: Arquivo Pessoal)
O Governo do Paraná confirmou, na tarde deste sábado, 8 de novembro, os nomes das seis vítimas que morreram durante a passagem do tornado classificado como EF3, que atingiu o estado na sexta-feira (7).
Confira as vítimas:
Em homenagem às vítimas, o governo estadual decretou luto oficial de três dias.
De acordo com informações divulgadas pelo Executivo estadual, ao menos 750 pessoas ficaram feridas e receberam atendimento médico até o início da tarde deste sábado.
Um levantamento atualizado pela Defesa Civil às 16h40 aponta que o tornado deixou cerca de 1.000 pessoas desalojadas e 28 desabrigadas na cidade mais atingida.
Em toda a região afetada, aproximadamente 14,6 mil pessoas foram impactadas diretamente pelo fenômeno, e 672 casas foram danificadas — número que ainda não inclui as residências do município de Rio Bonito do Iguaçu.
O tornado que atingiu o Paraná na sexta-feira, dia 7 de novembro, causando a morte de seis pessoas e deixando outras 750 feridas, teve origem em uma supercélula, que é considerado uma das tempestades mais perigosas existentes.
Esse tipo de formação é considerado uma das tempestades mais perigosas da meteorologia e costuma provocar danos severos devido às características extremamente intensas de seu desenvolvimento.
As supercélulas são raras e se destacam por apresentarem uma corrente de ar ascendente que gira dentro da nuvem, fenômeno conhecido como mesociclone.
Essa rotação ocorre quando: o ar quente e úmido próximo ao solo sobe rapidamente e encontra ventos mais fortes nas camadas superiores da atmosfera.
A diferença de velocidade e direção entre os ventos faz com que a coluna de ar comece a girar, criando um ambiente propício para a formação de movimentos giratórios de grande intensidade.
3
4
13:09, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Exu um dos fundamentais orixás no Candomblé e na cultura Iorubá, e o momento foi referenciado à abertura de caminhos nas religiões de matriz africana.
Horas antes de atirar nos filhos de 12 e 8 anos e tirar a própria vida, Thales Machado publicou uma carta mencionando uma suposta traição cometida pela esposa.
O valor mínimo do Bolsa Família corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01.
mais notícias
+