Pernambuco, 14 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Taxa de DESEMPREGO no BRASIL cai a 6,6% e atinge menor nível em 12 anos, diz IBGE

Cerca de 102,5 milhões de brasileiros se encontram com ocupação.

27 de setembro de 2024 às 11:45   - Atualizado às 12:10

Taxa de DESEMPREGO cai a 6,6% e atinge menor nível em 12 anos, diz IBGE.

Taxa de DESEMPREGO cai a 6,6% e atinge menor nível em 12 anos, diz IBGE. Arte montagem: Portal de Prefeitura.

A taxa de desocupação, também conhecida como taxa de desemprego, recuou para 6,6% no trimestre encerrado em agosto deste ano. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa é a menor taxa para um trimestre encerrado em agosto desde o início da pesquisa, em 2012.

No trimestre anterior, encerrado em maio de 2024, a taxa havia sido de 7,1%. Já no mesmo período do ano anterior, ou seja, o trimestre encerrado em agosto de 2023, a taxa havia ficado em 7,8%.

Entre no nosso canal de transmissão e fique por dentro das nossas notícias

A população desocupada ficou em 7,3 milhões, o menor número desde o trimestre encerrado em janeiro de 2015. O contingente é 6,5% menor do que no trimestre anterior (menos 502 mil pessoas) e 13,4% inferior ao ano anterior (menos 1,1 milhão).

Já o total de trabalhadores do país atingiu um recorde: 102,5 milhões. As altas são de 1,2% em relação ao trimestre anterior (mais 1,2 milhão de empregos) e de 2,9% em relação ao ano anterior (mais 2,9 milhões de pessoas).

Veja Também

“A baixa desocupação reflete a expansão da demanda por trabalhadores em diversas atividades econômicas, levando a taxa de desocupação para valores próximos ao de 2013, quando esse indicador estava em seu menor patamar”, afirma a coordenadora da pesquisa, Adriana Beringuy.

 

O percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar — chamado de nível da ocupação — foi estimado em 58,1%, aumento de 0,6 p.p. do trimestre anterior. Em relação ao mesmo período do ano anterior, a alta é de 1,2 p.p.

Já o número de pessoas dentro da força de trabalho (soma de ocupados e desocupados), teve alta de 0,6%, estimado em 109,8 milhões. A população fora da força totalizou 66,5 milhões, uma queda de 0,5% em relação ao período anterior.

Destaques da pesquisa

  • Taxa de desocupação: 6,6%
  • População desocupada: 7,3 milhões de pessoas
  • População ocupada: 102,5 milhões
  • População fora da força de trabalho: 66,5 milhões
  • População desalentada: 3,1 milhões
  • Empregados com carteira assinada: 38,6 milhões
  • Empregados sem carteira assinada: 14,2 milhões
  • Trabalhadores por conta própria: 25,4 milhões
  • Trabalhadores domésticos: 5,8 milhões
  • Empregadores: 4,3 milhões
  • Trabalhadores informais: 39,8 milhões
  • Taxa de informalidade: 38,8%

Da redação do Portal de Prefeitura com informações da Agência Brasil

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:57, 14 Set

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Público

STF confirma transmissão pela internet de sessão sobre Alexandre de Moraes

A Corte também adotou medidas de segurança durante o julgamento, que está previsto para começar às 10h desta terça-feira (15)

Time do vôlei feminino.
Vitória

Brasil vence Argentina no Pré-Olímpico e garante vaga no vôlei feminino em Los Angeles 2028

As brasileiras fecharam a partida com parciais de 26/24, 25/19 e 25/16. O confronto contra as argentinas foi o quinto e último da competição, disputada no sistema de pontos corridos.

Nattan e Rey Vaqueiro.
Famosos

Nattan fala em inveja após acidente de Rey Vaqueiro, que faria shows em Pernambuco

Cantor citou "guerra espiritual" ao comentar o susto vivido pelo colega; apresentações em Custódia e Canhotinho foram canceladas.

mais notícias

+

Newsletter