Pernambuco, 16 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

SUS lança camisinhas texturizada e fina para incentivar jovens a utilizar preservativo

Cerca de 59% das pessoas maiores de 18 anos não utilizam preservativo, afirma Pesquisa Nacional de Saúde.

Eduarda Queiroz

13 de agosto de 2025 às 14:32   - Atualizado às 15:18

Camisinha texturizada oferecida pelo SUS.

Camisinha texturizada oferecida pelo SUS. Fotos: Reprodução/Redes Sociais

O Ministério da Saúde iniciou a distribuição gratuita de dois novos modelos de camisinha. Além da tradicional, estarão disponíveis no SUS as versões texturizadas e fina (veja vídeo abaixo).

A novidade foi anunciada nesta terça-feira, 12 de agosto, através de um vídeo publicado nas redes sociais do Dr. Ricardo Kores, médico infectologista, em conjunto com o perfil oficial do Ministério.

A medida busca aumentar a adesão ao uso de preservativos, especialmente entre jovens, e reforçar a prevenção contra o HIV, hepatites virais, sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O uso de preservativos também evita gestações não planejadas.

A diversificação da oferta visa estimular o uso contínuo e correto do preservativo, tornando-o mais atraente e atendendo às diferentes preferências da população.

Veja Também

Essa ação responde a desafios identificados nos últimos anos: a queda no uso de preservativos, sobretudo entre jovens — apontada por dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS/IBGE 2019) e por relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS/2024) — e a baixa solicitação desses insumos por estados e municípios após a pandemia de Covid-19 .

Ambas as versões têm embalagens modernas, mantendo a mesma eficácia de proteção dos modelos anteriores. A expectativa é de distribuição de 400 milhões de unidades neste ano.

Até então o SUS oferecia dois tipos de camisinha: a masculina, feita de látex, e a feminina, de látex ou borracha nitrílica.

A ação integra a estratégia de Prevenção Combinada, que associa diferentes métodos para ampliar a proteção contra o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis.

Entre eles estão: uso de preservativos, gel lubrificante, profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP), diagnóstico e tratamento do HIV e de outras IST’s, vacinação e ações de promoção da saúde sexual e reprodutiva.

Os preservativos são distribuídos gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde, sem exigência de documentos de identificação e sem restrições de quantidade, facilitando o acesso de todas as pessoas.

59% das pessoas com mais de 18 anos dizem não usar preservativo

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) , entre pessoas com 18 anos ou mais que tiveram relação sexual nos 12 meses anteriores à data da entrevista, 22,8% relataram usar preservativo em todas as relações sexuais.

Outras 17,1% afirmaram usar às vezes, e 59% dos entrevistados relataram não usar nenhuma vez. O estudo foi feito em 2019.

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, sendo transmitidas, principalmente, por meio de relações sexuais sem o uso de preservativo, caso um dos parceiros esteja infectado.

O uso da camisinha em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para a proteção contra o HIV e outras IST.

O Ministério da Saúde reforça que preservativos podem ser retirados gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações da Agência Gov

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:21, 16 Set

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Seleção Brasileira em partida na Arena Pernambuco
Duelo

Seleção Brasileira Feminina enfrenta a Argentina na Arena Pernambuco em outubro

Os amistosos fazem parte do planejamento da equipe para a preparação visando à Copa do Mundo 2027

Em "Feito Pipa", Gugu (Yuri Gomes), é um menino que sonha em se tornar jogador de futebol e vive com a avó.
Cinema

"Feito Pipa": filme cearense é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2027

Filmado no Sertão do Ceará e premiado em Berlim, longa acompanha a relação entre um menino e sua avó; estreia nos cinemas brasileiros está prevista para novembro.

Mendonça, Flávio Bolsonaro e Alberto Feitosa
Agenda

Flávio Bolsonaro é recebido por lideranças ao chegar em Pernambuco para ato no Marco Zero

A visita inclui encontros com lideranças políticas e apoiadores, além de um ato público previsto para acontecer no Centro da capital pernambucana, no Marco Zero

mais notícias

+

Newsletter