Pernambuco, 16 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

SBT é proibido de usar animais em programas de TV após acusação de maus-tratos contra uma rã

A liminar também estabelece multa de R$ 100 mil por cada animal utilizado fora das regras determinadas.

Cami Cardoso

16 de abril de 2026 às 11:32   - Atualizado às 11:43

SBT é proibido de usar animais em programas de TV após acusação de maus-tratos contra uma rã

SBT é proibido de usar animais em programas de TV após acusação de maus-tratos contra uma rã Foto: Reprodução / SBT

 A Justiça de São Paulo determinou novas regras para o uso de animais em programas do SBT após uma denúncia de maus-tratos envolvendo uma rã exibida no Domingo Legal. A decisão liminar foi proferida nesta quarta-feira, 15, pela 5ª Vara Cível de Osasco. O Estadão entrou em contato com o SBT e aguarda retorno.

A medida atende a um pedido do Ministério Público, com apoio das ONGs Canto da Terra e Instituto Thaís Vidotto, responsáveis por acionar a Justiça após a exibição do quadro.

De acordo com a decisão, o SBT poderá utilizar animais em sua programação apenas se cumprir uma série de requisitos. Entre eles, está a presença obrigatória de um médico veterinário, responsável por definir e acompanhar protocolos de bem-estar.

As diretrizes também incluem controle de fatores como iluminação, ruído, ambiente e manuseio, com o objetivo de evitar situações que possam causar estresse ou comprometer a integridade dos animais, mesmo em contextos recreativos.

Caso envolvendo rã motivou ação

A decisão tem como base um episódio do Domingo Legal, apresentado por Celso Portiolli, no qual uma rã foi utilizada em um quadro. Segundo a denúncia, o animal teria sido exposto a condições inadequadas, o que pode configurar maus-tratos.

Veja Também

Na avaliação da magistrada responsável pelo caso, há indícios de excessos na forma como o animal foi utilizado durante a atração

A liminar estabelece multa de R$ 100 mil por cada animal utilizado fora das regras determinadas. A penalidade permanece válida enquanto o processo segue em tramitação.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:55, 16 Set

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Pessoa apostando em bet, no celular.
Estudo

Bets reduzem consumo e atividade econômica brasileira, aponta pesquisa da USP

Dados mostram que parte das apostas online tem gerado aumento do endividamento no país.

Homem fazendo exercício de supino na academia.
Segurança

Academias de Fortaleza terão que exigir atestado médico após oito mortes em pouco mais de um ano

Programa do Ministério Público do Ceará prorrogou prazo para adoção de medidas; na segunda-feira (14) um aluno de 55 anos faleceu após passar mal durante um treino.

Quando houver possibilidade de transmissão, o responsável receberá uma notificação no aplicativo.
Tecnologia

Uber lança vídeo ao vivo para pais acompanharem viagens de filhos adolescentes; veja como habilitar

Recurso usa a câmera do celular do motorista e terá liberação gradual; ferramenta atende usuários de 12 a 17 anos vinculados ao perfil familiar.

mais notícias

+

Newsletter