Recém-nascido de cinco meses, dado como morto, chora durante próprio velório Foto: Reprodução
Um caso incomum e comovente mobilizou familiares e autoridades em Rio Branco, no Acre, no último sábado, 25 de outubro. Um recém-nascido, inicialmente declarado como morto pela Maternidade Bárbara Heliodora, surpreendeu a própria família ao chorar durante o velório.
O bebê, que havia nascido prematuro com apenas cinco meses de gestação, foi imediatamente levado ao hospital, mas não resistiu e veio a falecer.
Segundo relatos da família, enquanto a funerária realizava os preparativos para o velório, os parentes ouviram um choro vindo de dentro do caixão. Imediatamente, abriram o caixão e constataram que o bebê estava vivo.
O episódio gerou choque e tristeza entre os familiares, que relataram momentos de confusão e comoção diante da situação inesperada.
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) informou que os protocolos de reanimação foram seguidos logo após o parto, mas que um procedimento de investigação foi aberto para apurar todas as circunstâncias do ocorrido.
De acordo com informações oficiais, a mãe da criança deu entrada na maternidade na sexta-feira, 24 de outubro, apresentando sangramento intenso e dores muito fortes. Diante da situação, a equipe médica realizou um parto induzido, e o bebê nasceu prematuro, em estado delicado devido à gestação de apenas cinco meses.
A Polícia Civil do Acre também atua no caso. Um inquérito foi instaurado, e as autoridades já recolheram imagens das câmeras de segurança da maternidade, prontuários médicos e a lista dos profissionais que estavam de plantão no momento do parto.
O caso ainda é acompanhado pelo Ministério Público do Acre, que monitora o andamento da investigação e acompanha todas as medidas adotadas pela secretaria de saúde e pelas autoridades policiais. E, o governador do estado determinou o afastamento da equipe médica responsável pelo parto, enquanto as apurações estão em andamento.
A família, ainda abalada com a sequência de eventos, destacou a surpresa e a dor que sentiram ao perceber que o bebê havia sobrevivido momentaneamente após ser declarado morto.
"A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio da direção da Maternidade Bárbara Heliodora, comunica, com profundo pesar, o falecimento do recém-nascido atendido na unidade (após ter apresentado sinais vitais, depois de declarado óbito), ocorrido às 23h15 de domingo, 26 de outubro, em decorrência de um quadro de choque séptico e sepse neonatal.
Neste momento de imensa dor, expressamos nossa solidariedade e respeito à mãe, ao pai e a todos os familiares, desejando que encontrem conforto e acolhimento diante dessa perda irreparável.
Todos os esforços possíveis foram realizados para garantir o melhor cuidado e suporte durante todo o período de internação. Reforçamos que, devido à prematuridade extrema do bebê, a transferência para outra unidade não chegou a ser cogitada pela equipe médica, diante do alto risco de agravamento do quadro.
O caso está sendo rigorosamente apurado, e a equipe responsável pelo atendimento inicial foi afastada para assegurar a lisura de todo o processo.
A Sesacre e a equipe da maternidade lamentam profundamente o desfecho e reafirmam seu compromisso de redobrar o olhar e seguir aprimorando, a cada dia, o cuidado e a atenção humanizada à vida."
3
4
12:59, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Exu um dos fundamentais orixás no Candomblé e na cultura Iorubá, e o momento foi referenciado à abertura de caminhos nas religiões de matriz africana.
Horas antes de atirar nos filhos de 12 e 8 anos e tirar a própria vida, Thales Machado publicou uma carta mencionando uma suposta traição cometida pela esposa.
O valor mínimo do Bolsa Família corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01.
mais notícias
+