Pernambuco, 18 de Agosto de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem
Início Descricao da imagem

Brasil

PESQUISA revela que 46% da população acham que BRASIL ESTÁ MELHOR este ano

A mesma tendência de otimismo se verifica quanto à expectativa de melhora do país no restante do ano, onde 55% diz que haverá melhora e para 23% tudo continuará da mesma forma.

16 de julho de 2024 às 14:38   - Atualizado às 14:38

Comércio do Recife.

Comércio do Recife. Comércio do Recife.

Uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostra que 46% dos entrevistados para o Radar Febraban avaliam que o país melhorou em relação a 2023, mesmo percentual da pesquisa de abril.

O contingente que acha que o país está igual ao ano passado é de 31%, um ponto a mais que no levantamento anterior.

Realizada entre os dias 28 de junho a 4 de julho, com 2 mil pessoas nas cinco regiões do país, pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), o Radar Febraban mapeia a percepção e expectativa da sociedade sobre a vida, aspectos da economia e prioridades para o país.

? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

A mesma tendência de otimismo se verifica quanto à expectativa de melhora do país no restante do ano. Para 55%, haverá melhora e para 23% tudo continuará da mesma forma.

Desde fevereiro de 2023, a perspectiva positiva da população diante do futuro permanece estável e acima dos 53% verificados em fevereiro de 2023.

Para 73% dos entrevistados, a inflação continua sendo uma preocupação. Esse contingente avaliou que os preços dos produtos aumentaram ou aumentaram muito em comparação com os últimos seis meses.

A percepção de queda dos preços foi de 8% e o percentual daqueles que pensam que a inflação ficou estável é de 1%.

Segundo o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, apesar do otimismo, há cautela com relação ao país.

A pesquisa também indicou que, para 42%, a vida pessoal e familiar está igual ao ano passado, enquanto 39% avaliam que está melhor.

A percepção de piora oscilou de 17% para 19% entre abril e julho. Para 67%, a vida pessoal e familiar irá melhorar no restante de 2024.

Pelo menos 38% disseram que estarão menos endividados este ano do que estavam em 2023 e 36% não veem perspectiva de alteração no endividamento. Já 23% pensam que estarão mais endividados.

Agência Brasil

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

03:21, 18 Ago

Descrição da imagem

25

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

André Valadão ora com Silvio Santos antes da morte do apresentador

SILVIO SANTOS: VALADÃO divulga vídeo onde ORA COM APRESENTADOR antes da MORTE do empresário

'Sempre aberto, crendo, sorrindo e dizendo com orgulho que suas filhas viviam para agradar a Deus. Cremos que nos braços de Jesus está sob a paz eterna de Deus', escreveu o pastor em publicação.

Lula e Silvio Santos.
Homenagem

SILVIO SANTOS: Lula decreta luto oficial de três dias pela morte do apresentador

O anúncio foi feito neste sábado, 17 de agosto, por meio de Atos do Poder Executivo em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Calor no Brasil
Previsão

CLIMATEMPO: Onda de CALOR fará temperatura passar dos 30°C em 19 CAPITAIS; VEJA ONDE

Segundo o órgão, a situação será intensa dos próximos dias e tem potencial para estabelecer novos recordes para o mês em diversas regiões do País.

mais notícias

+