Pernambuco, 06 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Aprovação de Lula é de 45,9% entre os brasileiros, mostra pesquisa

A pesquisa ouviu 3.125 pessoas entre os dias 27 e 31 de janeiro e tem margem de erro de dois pontos percentuais.

Fernanda Diniz

11 de fevereiro de 2025 às 16:53   - Atualizado às 17:07

Presidente Lula.

Presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert

A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi de 45,9% em janeiro, segundo pesquisa da AtlasIntel divulgada nesta terça-feira, 11 de fevereiro.

Em dezembro, o índice era de 47,8%. A desaprovação subiu de 49,8% para 51,4% durante a gestão do petista.

A avaliação do governo também foi medida: 37,8% dos entrevistados consideram a gestão ótima ou boa, enquanto 46,5% a classificam como ruim ou péssima.

Os setores mais mal avaliados incluem segurança pública, moradia e saúde. Já a condução da responsabilidade fiscal e do controle de gastos foi considerada péssima por 38% e ruim por 11%, enquanto 23% avaliam como ótima e 17% como boa na administração de Lula.

Na comparação com Jair Bolsonaro (PL), 48,5% dizem que o atual governo tem desempenho melhor que o do antecessor, enquanto 45,8% afirmam o contrário.

Veja Também

A pesquisa ouviu 3.125 pessoas entre os dias 27 e 31 de janeiro e tem margem de erro de dois pontos percentuais.

Índice em ranking sobre corrupção no governo Lula

Com o Governo Lula, o Brasil caiu três posições no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) de 2024, alcançando sua pior colocação. Portanto, com apenas 34 pontos, o país ocupa a 107ª posição entre os 180 países avaliados.

No entanto, a média global foi de 43 pontos, e a média nas Américas foi de 42. Porém, no ano passado, o Brasil obteve 36 pontos e estava na 104ª posição.

Acima de tudo, o IPC, elaborado pela organização Transparência Internacional, mede a percepção de corrupção em uma escala de 0 a 100, sendo que quanto menor o número, pior a avaliação. 

Sendo assim, o Brasil teve seus melhores desempenhos em 2012 e 2014, quando alcançou 43 pontos e ficou na 69ª posição durante o governo Lula.

Durante o governo Jair Bolsonaro (PL), o país chegou a alcançar a 94ª posição entre 2020 e 2022.

Erros cometidos que influenciaram na queda:

  • O silêncio do presidente sobre o combate à corrupção;
  • A falta de transparência e controle social no Novo PAC;
  • A percepção de crescente ingerência política na Petrobras durante a presidência de Lula;
  • A recusa do governo a fornecer informações, alegando proteção de dados pessoais, incluindo casos envolvendo membros da alta cúpula do governo;
  • A corrupção persistente no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), com desvios de emendas parlamentares e envolvimento do Centrão;
  • O arquivamento de casos de macrocorrupção pelo Supremo Tribunal Federal (STF), após anulação de provas do acordo de leniência da Odebrecht.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:52, 06 Mar

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

TABATA AMARAL registra notícia-crime na Justiça por DEEPFAKE ELEITORAL com poses sensuais
Polêmica

Vídeo: "Conservadorismo é discurso para esconder safadeza", diz Tabata Amaral

Segundo a parlamentar, parte da oposição utiliza a retórica conservadora para proteger políticos corruptos e interesses próprios.

Cadastro nacional permite emitir RG Animal digital com QR Code para identificar cães e gatos em todo o Brasil.
Dicas Portal

Cadastro Nacional de Animais Domésticos permite emitir RG Animal para cães e gatos

Sistema SinPatinhas cria identificação digital gratuita para pets e reúne dados para políticas de proteção animal no Brasil.

Mais Professores
Auxílio

Mais Professores: veja as escolas públicas onde profissionais são elegíveis receber voucher

São selecionados 100 mil educadores das escolas com maior nota no Ideb, incluindo aquelas com contextos desafiadores de acordo com o nível socioeconômico.  

mais notícias

+

Newsletter