Pernambuco, 13 de Outubro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Painel com SILVIO ALMEIDA e ANIELLE FRANCO é retirado da programação da Bienal do Livro

A mudança acontece após denúncias de assédio sexual contra o ministro dos direitos humanos.

06 de setembro de 2024 às 18:34   - Atualizado às 18:43

Silvio Almeida e Anielle Franco.

Silvio Almeida e Anielle Franco. Foto: Divulgação/Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania

Um painel com o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, e a ministra das Mulheres, Anielle Franco, foi retirado da programação da 27ª Bienal do Livro de São Paulo. O site do evento informava no início da tarde desta sexta-feira, 6 de setembro, que a discussão "Bibliotecas na formação de um mundo melhor" aconteceria no domingo, 8, das 17h30 às 19h30.

A ONG Me Too Brasil diz ter recebido denúncias de mulheres que teriam sofrido assédio sexual por Almeida. Entre as vítimas estariam Anielle Franco, irmã da ex-vereadora Marielle Franco, e servidoras da pasta dos Direitos Humanos. O ministro negou, disse que se trata de acusações sem provas, pediu que a Polícia Federal investigue o caso e acionou a Justiça para que a ONG preste esclarecimentos.

As denúncias de assédio foram reveladas pelo portal Metrópoles. Nesta sexta-feira, após a revelação das denúncias, uma candidata a vereadora de São Paulo relatou ter sofrido assédio sexual de Silvio Almeida em 2019.

O Estadão procurou o Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª Região Estado de São Paulo, organizador do painel com os ministros. Não houve resposta por e-mail. Por telefone, a atendente da entidade disse que não poderia passar o contato de um assessor de imprensa para um posicionamento oficial, mas afirmou que houve "erro" e, por isso, o painel foi retirado da programação.

Ela não deu detalhes sobre o "erro". Além de Silvio Almeida e de Anielle Franco, o painel teria ainda as participações das ministras da Cultura, Margareth Menezes, e dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. Questionada sobre a exclusão, a Bienal do Livro informou que a programação do Auditório Ziraldo, onde o painel aconteceria, é organizada pelos próprios expositores.

O Estadão apurou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já decidiu que tirará Silvio Almeida do cargo e agora ministros tentam convencer o colega a pedir demissão.

Leia Também

"O que posso antecipar para vocês é o seguinte: alguém que pratica assédio não vai ficar no governo", disse Lula em entrevista à Rádio Difusora, em Goiânia (GO), na manhã desta sexta-feira, 6. "Eu só tenho que ter o bom senso de que é preciso que a gente permita o direito à defesa, à presunção de inocência. Ele tem o direito de se defender", acrescentou.


Estadão Conteúdo 

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

07:06, 13 Out

Descrição da imagem

27

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

De quem é a culpa pelo fracasso do futebol pernambucano?

Notícias Relacionadas

Morre Ary Toledo, aos 87 anos.
Luto

Ary Toledo, um dos maiores humoristas do Brasil, morre aos 87 anos

O velório acontece na tarde deste sábado, a partir das 14h, no centro de São Caetano do Sul, e a cerimônia de despedida está prevista para as 19h.

Helicóptero do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.
Tragédia

Helicóptero do Corpo de Bombeiros cai durante buscas e deixa SEIS MORTOS

A aeronave havia acabado de concluir o atendimento à ocorrência de um acidente com um monomotor, quando aguardava uma melhora nas condições climáticas para decolar.

Roger Moreira e Cid Moreira.
Revelação

Filho de Cid Moreira diz que foi ABUSADO pelo pai mais de "1.400 VEZES" quando tinha apenas 14 ANOS

Apesar de tudo, Roger Felipe disse que não guarda mágoa e que o caso é um assunto encerrado.

mais notícias

+