Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Nova identidade biométrica será obrigatória para benefícios sociais: saiba quem pode perder acesso

Governo estabelece prazos para emissão da Carteira de Identidade Nacional com biometria, prevenindo fraudes e garantindo benefícios a milhões.

Joice Gomes

21 de novembro de 2025 às 11:30

Nova carteira de identidade nacional - CIN

Nova carteira de identidade nacional - CIN Créditos: Reprodução/Divulgação

O governo federal divulgou um cronograma importante para a obrigatoriedade do uso da biometria integrada à nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) como requisito para concessão, renovação e manutenção de benefícios sociais em todo o país. A medida, que será implementada de forma gradual, tem como objetivo principal reduzir fraudes e garantir maior segurança nos programas sociais que atendem cerca de 68 milhões de brasileiros.

A partir de 21 de novembro de 2025, o Decreto que regula essa obrigatoriedade entra em vigor, priorizando o uso da CIN como base biométrica oficial. Quem solicitar novos benefícios ou realizar renovações deverá comprovar seu registro biométrico, que pode ser feito por meio da nova carteira ainda a ser emitida. Para aqueles que já possuem biometria registrada em outras bases públicas, como o cadastro eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a exigência da nova carteira só valerá a partir de 1º de janeiro de 2028.

Quem será obrigado e quais os prazos?

O cronograma prevê uma transição escalonada:

  • Até 31 de dezembro de 2026, beneficiários que não possuem qualquer documento com biometria terão que regularizar seu cadastro biométrico emitindo a CIN.
  • Para novos beneficiários que ainda não registraram biometria, a exigência da nova carteira com biometria passa a valer a partir de 21 de novembro de 2025.
  • Alguns grupos terão prazos especiais, como quem pedir auxílio como salário-maternidade, benefício por incapacidade temporária, pensão por morte, seguro-desemprego, abono salarial e Bolsa Família, que só terão de apresentar biometria a partir de 1º de maio de 2026.
  • Para quem já está inscrito em benefícios, a exigência será aplicada de forma progressiva, sobretudo durante procedimentos de rotina, como provas de vida ou revisões cadastrais.

A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, destacou que não haverá bloqueio automático de benefícios, e será feita uma busca ativa para orientar as famílias que ainda precisam se regularizar. Ela ressaltou a importância da biometria para dar mais segurança, agilidade e reduzir fraudes nos programas sociais.

Quem está dispensado da obrigatoriedade?

O governo também estabeleceu exceções para alguns grupos que enfrentam dificuldade para fazer o cadastro biométrico, tais como:

Veja Também

  • Pessoas com mais de 80 anos, que podem comprovar identidade com documento oficial válido e foto;
  • Migrantes, refugiados e apátridas com documentação específica;
  • Pessoas com dificuldades de locomoção por razões de saúde ou deficiência comprovadas;
  • Moradores de regiões de difícil acesso, incluindo áreas remotas atendidas pelo PrevBarco e definidas pelo IBGE.

Essas dispensas visam garantir a inclusão de públicos vulneráveis que poderiam ser prejudicados pela exigência.

O que muda com a nova Carteira de identidade nacional?

A nova Carteira de Identidade Nacional unifica cinco documentos em um só, utilizando o CPF como número oficial e agregando dados biométricos para aumentar a confiabilidade dos registros. O documento está disponível em formato digital, papel e cartão, com código QR para segurança dos dados.

Até 2032, o antigo RG continuará válido, mas a expectativa do governo é que a nova identidade biométrica seja adotada por toda a população até essa data.

Impactos para beneficiários e programas sociais

Segundo estimativas, cerca de 84% dos atuais beneficiários já possuem biometria registrada, com a maior parte dos sem cadastro biométrico sendo crianças. A exigência visa coibir fraudes, proteger recursos públicos e garantir que os benefícios cheguem a quem realmente tem direito.

Programas que serão afetados incluem Bolsa Família, seguro-desemprego, abono salarial, benefícios do INSS, entre outros. Para garantir a manutenção dos auxílios, o beneficiário deverá apresentar documentação com biometria quando exigido no processo cadastral.

Como se regularizar e emitir a nova identidade

Beneficiários sem biometria precisam procurar os institutos de identificação dos estados ou do Distrito Federal para realizar o cadastro e emitir a CIN. Para quem não possui digitais, será possível a utilização da biometria facial, garantindo o acesso à documentação.

O governo enfatiza que o processo será feito com comunicação clara aos cidadãos e ampla oferta de atendimento para evitar desinformação, filas e bloqueios indevidos.

Cronograma resumido de exigência da biometria e CIN

  • 21/11/2025: Início da priorização da CIN como base biométrica;
  • 01/05/2026: Exigência para novos pedidos de benefícios sem biometria;
  • 31/12/2026: Prazo final para beneficiários sem biometria regularizarem cadastro;
  • 01/01/2027: Obrigatoriedade para renovações e concessões, com notificações para quem não tem biometria;
  • 01/01/2028: Obrigatoriedade plena da CIN para novos benefícios e renovações para todos os beneficiários que já possuem biometria cadastrada.

Caminho para a modernização e segurança

A implementação da biometria na nova Carteira de Identidade Nacional representa um avanço importante para a segurança social no Brasil. Ao unificar os dados biométricos e exigir essa comprovação nas concessões de benefícios, o governo busca reduzir fraudes, agilizar processos e proteger os recursos públicos que atendem milhões de cidadãos.

Além disso, a medida procura equilibrar a necessidade de segurança com a inclusão, estabelecendo prazos, exceções e comunicação ativa para garantir que nenhuma família seja prejudicada inadvertidamente.

A nova política, além de modernizar o sistema de identificação nacional, introduz maior transparência e controle nos programas sociais, essenciais para o funcionamento justo do sistema de proteção social brasileiro.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:27, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Momento de Carlinhos Brown abrindo caminhos em Salvador.
Ritual

Carlinhos Brown saúda Exu e "abre caminhos" antes de desfiles carnavalescos de Salvador; veja vídeo

Exu um dos fundamentais orixás no Candomblé e na cultura Iorubá, e o momento foi referenciado à abertura de caminhos nas religiões de matriz africana.

Sarah Araújo, ao lado do marido, secretário de prefeitura junto do filho e suposto momento da traição.
Flagra

Viraliza vídeo de suposta traição da esposa de secretário que atirou nos filhos e depois se matou

Horas antes de atirar nos filhos de 12 e 8 anos e tirar a própria vida, Thales Machado publicou uma carta mencionando uma suposta traição cometida pela esposa.

Criança com cartão do Bolsa Família.
Auxílio

Bolsa Família paga novo grupo de beneficiários nesta sexta (13/02); veja NIS de hoje

O valor mínimo do Bolsa Família corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01.

mais notícias

+

Newsletter