Pernambuco, 24 de Agosto de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Mutirão RETIFICA NOME de mais de 100 CRIANÇAS e adolescentes TRANS

Ao todo, foram atendidos menores de dez estados brasileiros, além de quatro famílias de crianças brasileiras que residem no exterior.

24 de agosto de 2024 às 18:06   - Atualizado às 18:20

Manifestação a favor de crianças de adolescentes trans

Manifestação a favor de crianças de adolescentes trans Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

Uma força-tarefa organizada pela promovida pela organização não governamental (ONG) Minha Criança Trans, em colaboração com a Vara da Infância do Rio de Janeiro, facilitou a retificação do nome de 106 crianças e adolescentes trans.

A ação ocorreu no dia 26 de julho. Agora, de acordo com a organização, todas as sentenças já transitaram em julgado.

Uma dessas pessoas foi M**, 15 anos, que viajou com a mãe do Paraná para o Rio de Janeiro para ter o direito de retificar o nome na certidão de nascimento e na carteira de identidade.

“Foi um dos dias mais lindos das nossas vidas”, diz.

Leia Também

Ela conta que, há cerca de um ano, a filha começou a transição.

“Ela foi extremamente corajosa. Porque, a partir do momento que ela conversou comigo, ela fez a transição tanto na escola quanto para família. Ela se assumiu mesmo, da forma que ela se reconhece, e foi lindo ver esse movimento dela, claro que doloroso. Porque existe um preconceito muito grande, né?”, conta.

Segundo ela, a filha sofreu muito bullying e preconceito, e a retificação do nome é um passo muito importante.

“São muitas dores, é um processo muito doloroso tanto para criança quanto para a família. E, se a gente demora muito a trazer esse processo de retificação, eu acho que isso pode piorar muito.”

O mutirão é fruto de um longo processo de diálogo entre a ONG Minha Criança Trans, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

Ao todo, foram atendidas 106 crianças e adolescentes trans, de dez estados brasileiros, além de quatro famílias de crianças brasileiras que residem no exterior.

Diferentemente das pessoas trans maiores de idade, que podem fazer essa retificação diretamente no cartório, crianças e adolescentes trans menores de 18 anos precisam entrar com processo judicial para retificar a certidão de nascimento.

Segundo a fundadora da ONG Minha Criança Trans, Thamirys Nunes, falta uma regulamentação sobre como deve ser essa judicialização, bem como como a Justiça deve lidar com esses casos.

“O objetivo do mutirão é trazer uma jurisprudência, um encorajamento para o sistema judiciário, para as defensorias públicas, para os ministérios públicos, para replicarem isso nos seus estados, nas suas cidades, ou fazerem mutirões exclusivos ou então incluir crianças e adolescentes em mutirões que já são destinados à população adulta e, principalmente, realizarem a capacitação do Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública para a temática trans infantojuvenil, a fim de diminuir os estigmas, diminuir o preconceito, o tabu, e dar dignidade às famílias e crianças trans que recorrem ao Judiciário para garantia desse direito”, defende.

**Foram usadas iniciais para preservar a identidade das pessoas citadas na matéria.

Agência Brasil

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

21:23, 24 Ago

Descrição da imagem

26

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad e candidato a prefeito de São Paulo, Pablo Marçal.
Fala

Haddad sobre Marçal: 'sujeito que quer teleférico e é mau caráter que tenta se passar por louco'

O ministro da Fazenda fez está declaração no comício de campanha de Guilherme Boulos, onde também comentou sobre os demais adversários do candidato do PSOL, dizendo que "a concorrência está muito fraca".

Faustão revela possibilidade de realizar novo transplante
Condição

FAUSTÃO revela possibilidade de NOVO TRANSPLANTE e atualiza estado de saúde

O apresentador, que já passou por duas cirurgias, um cardíaco e outro renal, mencionou que tem se dedicado intensamente à ginástica e comentou sobre as sessões de hemodiálise.

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas
Decisão

Tarcísio determina a retirada de cargos e aposentadorias de policias filiados ao PCC

Os agentes da Polícia Civil, já foram condenados por tráfico de drogas e corrupção passiva , mas haviam recorrido da decisão. 

mais notícias

+