Morte de menina de um ano por ameba super-rara encontrada na água é investigada. Foto: Divulgação
Está sendo investigada pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) a morte de uma menina de um ano em Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, devido à suspeita de que a criança tenha sido infectada pela ameba Naegleria fowleri. O caso raro provocou uma doença chamada meningoencefalite, e a criança morreu em setembro de 2024.
Em entrevista à TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo no Ceará, no domingo, 8 de dezembro, o secretário executivo de Vigilância em Saúde, Antonio Silva Lima Neto (Tanta), explicou que, geralmente, a ameba entra pelo nariz da pessoa infectada.
“Provoca essa sintomatologia neurológica, às vezes de forma muito rápida. E, como é extremamente rara, os profissionais de saúde normalmente têm dificuldade de suspeitar de que se trata de um germe tão incomum”, afirmou Tanta.
Segundo ele, no Brasil, não há casos oficiais registrados, apenas relatos isolados. Mundialmente, as infecções estão associadas a banhos em lagos, lagoas ou outros corpos d’água. No caso de Caucaia, porém, a suspeita é de que a infecção tenha ocorrido durante um banho em casa.
1
2
4
15:49, 13 Set
28
°c
Fonte: OpenWeather
Moraes havia solicitado que os dois casos fossem levados conjuntamente ao plenário, sob o argumento de que a análise separada poderia gerar decisões contraditórias e tumulto processual.
Ele foi preso de setembro de 2025 pela Operação Zargun, que apurava, entre outros fatos, a atuação de uma organização criminosa envolvida com tráfico de armas, de drogas, além de corrupção.
Períodos de temperaturas elevadas, baixa umidade e queimadas exigem maior esforço do organismo para controlar a temperatura corporal.
mais notícias
+