Morte de menina de um ano por ameba super-rara encontrada na água é investigada. Foto: Divulgação
Está sendo investigada pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) a morte de uma menina de um ano em Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, devido à suspeita de que a criança tenha sido infectada pela ameba Naegleria fowleri. O caso raro provocou uma doença chamada meningoencefalite, e a criança morreu em setembro de 2024.
Em entrevista à TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo no Ceará, no domingo, 8 de dezembro, o secretário executivo de Vigilância em Saúde, Antonio Silva Lima Neto (Tanta), explicou que, geralmente, a ameba entra pelo nariz da pessoa infectada.
“Provoca essa sintomatologia neurológica, às vezes de forma muito rápida. E, como é extremamente rara, os profissionais de saúde normalmente têm dificuldade de suspeitar de que se trata de um germe tão incomum”, afirmou Tanta.
Segundo ele, no Brasil, não há casos oficiais registrados, apenas relatos isolados. Mundialmente, as infecções estão associadas a banhos em lagos, lagoas ou outros corpos d’água. No caso de Caucaia, porém, a suspeita é de que a infecção tenha ocorrido durante um banho em casa.
2
05:45, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Sorteio desta sexta-feira, 13 de fevereiro, definiu as sete colunas e distribuiu prêmios em quatro faixas.
Concurso de 13/02 registra aposta vencedora no segundo sorteio e eleva estimativa para R$ 2 milhões.
Concurso 6953, sorteado em 13/02, saiu para aposta de Cruzeiro (SP) e encerrou sequência de prêmio acumulado.
mais notícias
+