Pernambuco, 05 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Moradora de bairro de luxo tem Bolsa Família cortado após falsa declaração de situação de rua

A medida faz parte de uma ação de revisão dos cadastros, que busca garantir que os benefícios cheguem a quem realmente precisa.

Fernanda Diniz

23 de agosto de 2025 às 14:20   - Atualizado às 14:45

Bolsa Família.

Bolsa Família. Arte: Portal de Prefeitura

No início de agosto, a Secretaria de Assistência Social de Florianópolis cancelou o Bolsa Família de uma moradora de Jurerê Internacional, bairro de alto padrão da capital, após identificar que ela estava registrada no Cadastro Único (CadÚnico) como pessoa em situação de rua (PSR).

A medida faz parte de uma ação de revisão dos cadastros, que busca garantir que os benefícios cheguem a quem realmente precisa.

De acordo com a secretária da pasta, Luciane de Passos, o corte foi imediato.

“Não podemos aceitar que pessoas que não estão dentro dos critérios recebam e tirem de outras que necessitam”, afirmou.

Em Florianópolis, cerca de 3.700 pessoas se declararam como PSR, mas apenas 1.700 tiveram a situação confirmada. A autodeclaração precisa ser atualizada a cada dois anos ou sempre que houver mudança na realidade do beneficiário.

Veja Também

A secretaria explica que parte das pessoas pode ter feito o cadastro em um momento de vulnerabilidade e, hoje, não se enquadra mais nos critérios. P

ara identificar quem realmente necessita, são cruzadas informações de atendimentos em espaços públicos, como a Passarela da Cidadania, o Centro POP e unidades de saúde.

Caso não haja registros nessas bases, considera-se que não há comprovação de vulnerabilidade.

Desde 4 de agosto, a pasta realiza um chamamento para atualização cadastral de pessoas em situação de rua na Passarela da Cidadania.

O prazo terminou em 15 de agosto, e quem não compareceu pode ter tido o benefício suspenso, mas, se comprovar necessidade, poderá voltar a recebê-lo.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:43, 05 Ago

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula e Flávio Bolsonaro
Propaganda

Eleições: Lula terá maior espaço na TV e Flávio Bolsonaro aparece em segundo; confira tempo

A configuração atual das alianças partidárias também influenciam diretamente o espaço destinado aos candidatos na propaganda eleitoral

Seleção do Ministério da Saúde.
Oportunidade

Ministério da Saúde contrata banca para processo seletivo com 300 vagas; confira cargos

Foi a própria organizadora anunciou a contratação e informou que as próximas publicações trarão o edital, o cronograma e as orientações aos candidatos.

Lula sancionando lei
Despesas

Gastos públicos ultrapassam R$ 3,3 trilhões em 2026; Governo Federal concentra o maior valor, diz site

Dentro da estrutura da administração federal, o Poder Executivo registra a maior parte dos gastos. Sob responsabilidade direta do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

mais notícias

+

Newsletter