15 de fevereiro de 2025 às 09:10 - Atualizado às 09:15
Lula com chapéu de nordestino em comício. Foto: Ricardo Stuckert
Reduto histórico de eleitores petistas, a região Nordeste registrou uma queda de 16 pontos no índice de aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), passando de 49% para 33%.
Os números são da pesquisa Datafolha divulgada na sexta-feira, 14 de fevereiro, que apontou a pior avaliação positiva do presidente em todos os seus mandatos até agora, com 24% de aprovação geral, e 41% de desaprovação.
Apesar da queda, os nordestinos são os únicos que mantêm o índice de aprovação numericamente maior do que o de reprovação, que está em 30%.
Como a margem de erro é de quatro pontos no segmento, a porcentagem entre avaliação positiva e negativa, na prática, está empatada.
A queda de popularidade foi menor em outras regiões: no Sudeste, 11 pontos, no Centro-Oeste, nove pontos, e no Sul, cinco pontos. As regiões Nordeste e Sudeste somam 69% dos entrevistados.
No segundo turno das eleições 2022, a diferença entre Lula e o então presidente Jair Bolsonaro (PL) na região foi de 29,67% dos votos válidos.
No Piauí, Estado que obteve a maior proporção de votos, Lula recebeu 76,86% dos votos válidos contra 23,14% de Bolsonaro.
Foram ouvidas 2.007 eleitores entre os dias 10 e 11, em 113 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos na categoria geral do levantamento.
Estadão Conteúdo
21:15, 27 Mar
29
°c
Fonte: OpenWeather
As entrevistas foram realizadas entre os dias 20 e 25 de março, antes do Supremo aceitar por unanimidade a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro na quarta-feira (26).
Segundo o delegado responsável pelo caso, o homem tentou matar a criança na segunda-feira de noite, estrangulando-o, mas ela recobrou os sinais vitais.
A medida de antecipar o 13º salário foi uma proposta do governo para amenizar os impactos econômicos enfrentados pelos beneficiários do INSS,
mais notícias
+