Pernambuco, 19 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula sanciona lei do "Pix Pensão Alimentícia" para transferência automática do valor

A medida busca reduzir atrasos e dar mais agilidade ao processo.

Cami Cardoso

30 de julho de 2026 às 13:20   - Atualizado às 13:53

Lula sanciona "Pix Pensão Alimentícia", lei que autoriza débito automático para pagamento de pensão

Lula sanciona "Pix Pensão Alimentícia", lei que autoriza débito automático para pagamento de pensão Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou na quarta-feira, 29, a lei que institui a transferência automática de pensão alimentícia, apelidada de "Pix Pensão Alimentícia". A nova regra altera o Código de Processo Civil e teve origem em um projeto de lei da deputada Tabata Amaral (PSB-SP).

A proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados em setembro do ano passado e pelo plenário do Senado no início deste mês.

Antes da alteração, a pensão alimentícia era debitada automaticamente apenas do salário do pagador com vínculo formal de emprego. Com a entrada em vigor da lei, o juiz poderá autorizar a transferência automática do valor da pensão alimentícia da conta do devedor para a conta do filho ou do responsável legal, de forma semelhante a um débito automático. A medida busca reduzir atrasos e dar mais agilidade ao processo.

O magistrado deverá informar o valor a ser pago, o prazo para o pagamento, as contas de débito e crédito e os critérios de atualização dos valores.

Caso não haja saldo suficiente na conta do pagador para a transferência automática, a instituição financeira deverá comunicar a situação à autoridade responsável pela supervisão do sistema financeiro nacional, que poderá determinar o bloqueio de ativos financeiros até o valor da dívida atualizada.

Também poderá haver penhora de outros bens, como automóveis e imóveis, inclusive de ativos financeiros de empresário individual vinculados à atividade empresarial.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) também passará a ser obrigado a produzir e divulgar estatísticas sobre ações judiciais relacionadas à pensão alimentícia, com dados como o número de processos, os valores médios das ações e o perfil dos beneficiários, sem comprometer o anonimato dos envolvidos.

Estadão Conteúdo.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:35, 19 Ago

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Banco do Bradesco.
Colapso

Bradesco fecha 324 agências e demite cerca de 2,4 mil funcionários

Os números foram apresentados em levantamento do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, que criticou a redução da estrutura física e do quadro de trabalhadores.

Microfones de vários veículos de imprensa
Revisão

Fenaj pede que Supremo Tribunal Federal reveja decisão sobre diploma de jornalista

Em postagem nas redes sociais, a presidente da entidade, Samira de Castro, reforçou a percepção de que o atual ambiente digital requer um padrão ainda maior de qualidade técnica e de responsabilidade ética no trato da informação

Lula sendo abençoado durante evento religioso
Eleições

Lula mira eleitorado evangélico em busca da reeleição mas PT descarta mobilização política nas igrejas

A orientação, porém, é evitar que a mobilização partidária seja levada para dentro das igrejas, especialmente durante cultos ou em espaços ligados diretamente à estrutura dos templos

mais notícias

+

Newsletter