Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula perde apoio entre mulheres e eleitores de baixa renda, aponta Quaest

O instituto ouviu 2.004 brasileiros entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Fernanda Diniz

02 de abril de 2025 às 14:24   - Atualizado às 14:53

Lula perde apoio entre mulheres e eleitores de baixa renda.

Lula perde apoio entre mulheres e eleitores de baixa renda. Foto: Ricardo Strucker

A pesquisa Genial/Quaest revelada nesta quarta-feira, 2 de abril, que mostra queda na aprovação do governo Lula, indicou que a piora nos índices do atual presidente se dá em todas as regiões e, em especial, na região Nordeste, área que tradicionalmente deu apoio maciço ao petista.

Entre os eleitores nordestinos, são hoje 52% os que aprovam Lula, contra 59% que diziam o mesmo em dezembro do ano passado. Enquanto isso, a desaprovação passou e 37% para 46%. Desde outubro do ano passado, a diferença entre aprovação e desaprovação caiu e 43 pontos porcentuais para apenas seis pontos. Foi a maior perda de apoio de Lula entre todas as regiões nesses cinco meses.

Os piores índices de Lula aparecem na região Sul, na qual já são 64% os que desaprovam o governo, contra apenas 34% os que aprovam. Em janeiro de 2025, eram 59% os que desaprovavam 49% os que aprovavam.

Em seguida aparece a região Sudeste, na qual o índice de desaprovação saltou de 53% para 60%. Enquanto isso, a aprovação encolheu de 42% para 37%. Já no Centro-Oeste a aprovação foi de 48% para 44%, contra uma desaprovação que passou de 49% para 52%

Mulheres

Pela primeira vez desde o início a série histórica da Genial/Quaest, as mulheres passaram a desaprovar o governo Lula. São agora 53% as eleitoras que rejeitam o atual governo, contra 43% que o aprovam. Em janeiro, eram 49% aprovando e 47% desaprovando. O índice é ainda bem melhor do que entre os homens, grupo no qual 59% desaprovam (eram 52% em janeiro) e 39% aprovam (eram 45%).

Veja Também

Lula também vê a perda de popularidade na faixa de renda até 2 salários mínimos, na qual sempre teve apoio maior. Ainda assim, o presidente tem aprovação maior que desaprovação nesta faixa: 52% a 45%. Em dezembro, os índices eram e 56% e 39% respectivamente. Nas demais faixas, os índices também pioraram e são bem mais negativos. Entre os eleitores que ganham entre dois e cinco salários mínimos, são agora 61% desaprovando e 36% aprovando. Já na faixa dos que ganham acima de cinco salários mínimos, os que desaprovam são 64% e os que aprovam são 34%.

O instituto Quaest ouviu 2.004 brasileiros entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiabilidade da pesquisa é de 95%.

Estadão Conteúdo 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:05, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, diz que jogos às 21h30 são prejudiciais.
Fala

Abel Ferreira critica domínio da Rede Globo no Brasileirão e pede ajuda da CBF; veja vídeo

O técnico do Palmeiras aproveitou a entrevista coletiva após a vitória contra o Internacional por 3 a 1 para desabafar.

Gabriel de Sá Campos, de 30 anos, réu por abusar adolescentes e Igreja Batista Filadélfia, onde ele era líder de grupo de jovens.
Avanço

Justiça torna líder de grupo jovem réu por abusar oito adolescentes da Igreja Batista Filadélfia

Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.

mais notícias

+

Newsletter