Pernambuco, 13 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula chama Flávio Bolsonaro de ''imbecil'' e ''covarde'', ao comentar encontro com Trump

O presidente acusou o parlamentar de atuar junto ao governo dos Estados Unidos contra interesses brasileiros

Romildo Lacerda

02 de junho de 2026 às 14:28   - Atualizado às 14:29

Flávio Bolsonaro e Lula

Flávio Bolsonaro e Lula Foto: Agência Brasil

O presidente Lula fez duras críticas ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), durante agenda em Goiás nesta terça-feira, 2 de maio. Em seu discurso, Lula acusou o parlamentar de atuar junto ao governo dos Estados Unidos contra interesses brasileiros e utilizou termos como “covarde” e “imbecil” ao comentar a recente viagem do senador ao país norte-americano.

Ao abordar o tema, o presidente afirmou que Flávio teria buscado apoio do presidente norte-americano Donald Trump para enfraquecer politicamente o governo brasileiro:

Todo covarde é assim. Fala a merda que fala e depois não tem coragem de assumir o que fala e fica tentando mentir. Ele falou. Ele foi pedir arrego: ‘Po, Trump, dá uma porrada no Lula, taxa o Lula, porque o Lula vai ganhar as eleições. Não deixa, prejudica o Lula’. Imbecil. Ele não sabe que ele não vai prejudicar o Lula, ele vai prejudicar os empresários brasileiros”, declarou.

As críticas ocorrem em meio ao aumento das tensões diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos. Recentemente, Washington anunciou medidas que impactam diretamente o país, incluindo a classificação de facções criminosas brasileiras como organizações terroristas e a proposta de uma tarifa de 25% sobre produtos brasileiros importados. As iniciativas foram divulgadas após a visita de Flávio Bolsonaro aos Estados Unidos e geraram forte reação do Palácio do Planalto.

Durante o pronunciamento, Lula também contestou declarações dadas pelo senador em entrevista à Rádio Itatiaia. Flávio afirmou ter solicitado a Trump que evitasse medidas prejudiciais às empresas brasileiras, versão rejeitada pelo presidente.

Veja Também

Para sustentar suas acusações, Lula relembrou manifestações públicas feitas por integrantes da família Bolsonaro após a imposição de tarifas comerciais ao Brasil em 2025. “Os meninos do Bolsonaro, um deles, que é candidato à presidente, disse no dia 9 de julho de 2025, no dia que o Trump taxou o Brasil em 50%, olha o que ele tuitou: ‘Obrigado Trump, faça o Brasil livre de novo. Queremos a Magnitsky’. E o outro filho também agradeceu ao presidente Trump: ‘Vamos ao rumo da Lei Magntisky’, o Eduardo Bolsonaro, criticando o Brasil e parabenizando o Trump pela taxação”, afirmou.

Na sequência, o presidente elevou ainda mais o tom ao acusar os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro de agir contra os interesses nacionais. “Esses filhos do Bolsonaro conseguem ser pior do que ele. Eles são, na verdade, vendilhões da pátria. Foram pedir para que um país estrangeiro se intrometesse nas decisões brasileiras. São traidores”, declarou.

O deputado licenciado Eduardo Bolsonaro segue sendo apontado por integrantes do governo como um dos principais articuladores das pressões políticas e econômicas exercidas pelos Estados Unidos contra o Brasil. Após a recente visita de Flávio Bolsonaro a Donald Trump, novas tarifas sobre produtos brasileiros foram anunciadas por Washington, medida que o governo Lula interpreta como uma ação de caráter político.

O episódio amplia o embate entre governo e oposição em torno das relações entre Brasil e Estados Unidos, transformando a política externa em mais um foco da disputa que antecede a corrida presidencial de 2026.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:14, 13 Set

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministros Fachin e André Mendonça.
Decisão

STF: Fachin marca sessão sobre André Mendonça para 23 de setembro

Moraes havia solicitado que os dois casos fossem levados conjuntamente ao plenário, sob o argumento de que a análise separada poderia gerar decisões contraditórias e tumulto processual.

TH Joias, ex-deputado do Rio de Janeiro.
Caso

Ex-deputado do Rio de Janeiro, TH Joias, vira réu por suspeita de envolvimento com o Comando Vermelho

Ele foi preso de setembro de 2025 pela Operação Zargun, que apurava, entre outros fatos, a atuação de uma organização criminosa envolvida com tráfico de armas, de drogas, além de corrupção.

El niño pode trazer riscos ao coração
Atenção

El Niño acende alerta para riscos ao coração; entenda o que pode acontecer

Períodos de temperaturas elevadas, baixa umidade e queimadas exigem maior esforço do organismo para controlar a temperatura corporal.

mais notícias

+

Newsletter