Pernambuco, 25 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

João Campos e Guilherme Boulos trocam farpas após eleições municipais 2024

O conflito teve início em uma entrevista do Prefeito do Recife, na qual o mandatário criticou a estratégia adotada pelo deputado durante campanha.

Fernanda Diniz

11 de novembro de 2024 às 17:58   - Atualizado às 18:27

João Campos e Guilherme Boulos.

João Campos e Guilherme Boulos. Foto: Arte/Portal de Prefeitura

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e o prefeito de Recife, João Campos (PSB), que fazem parte da base aliada do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), trocaram farpas nos últimos dias. O conflito teve início em uma entrevista de João Campos ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na qual o mandatário criticou a estratégia adotada por Boulos durante as eleições municipais de 2024, que resultou na sua derrota para o rival Ricardo Nunes (MDB).

"A prática precisa caber naquilo que você fala, e o que você fala tem que caber na sua prática", afirmou Campos.

Segundo ele, Boulos teria adotado uma "roupagem diferente" de suas posições históricas, o que teria confundido os eleitores.

"Tem 19 anos que ele (Boulos) se posiciona de um jeito em tudo. Aí, em um ano ele começa a revisitar todos os posicionamentos."

Boulos rebateu as críticas em entrevista ao jornal Folha de S Paulo e disse que Campos não está autorizado a "dar aulas de coerência", lembrando que o prefeito de Recife se elegeu em 2020 com um discurso antipetista, mas agora é apoiador de Lula.

"Hoje, que o Lula é presidente, ele (João Campos) virou o maior lulista do País. Então, menos, não é? Para querer dar lição de moral alheia", disse o deputado.

Veja Também

"E mais do que isso: eu tenho lado. Tenho posições firmes, e ter posição firme tem um preço. Eu não vou conforme o vento."

Boulos acrescentou ainda que construiu sua trajetória no movimento social e não por herança familiar, referindo-se ao fato de Campos ser sucessor político do pai, Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco, e bisneto de Miguel Arraes, líder progressista que também comandou o Estado.

As indiretas ocorrem em um momento em que a esquerda brasileira busca consolidar novas lideranças dentro do campo progressista, que enfrenta o desafio de se manter unido e relevante no cenário político nacional.

Nas eleições deste ano, Boulos e Campos receberam o apoio do PT e de Lula nas disputas em São Paulo e Recife, respectivamente. O prefeito reeleito da capital pernambucana também busca o aval do partido na disputa contra Raquel Lyra (PSDB) pelo governo estadual em 2026.

Estadão Conteúdo 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:46, 25 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Justiça do Trabalho.
Decisão

Justiça proíbe rede de supermercados de praticar assédio eleitoral contra funcionários

Além disso, a empresa também deverá afixar a comunicação em locais de grande circulação de funcionários em seus estabelecimentos. Caso a empresa descumpra a decisão, há multa diária de R$ 500 mil.

Idosos exercem direito do voto.
Regras

Eleições 2026: saiba quais são os direitos de idosos e pessoas com deficiência na votação

Para assegurar que o momento de ir às urnas ocorra com agilidade, conforto e segurança, a legislação brasileira estabelece um conjunto de direitos e preferências.

Banco Bradesco.
Trabalho

Bradesco abre 536 vagas de emprego em diferentes regiões do Brasil; saiba como se candidatar

Os processos seletivos incluem cargos de analista, especialista, consultor, desenvolvedor e jovem aprendiz, entre outras funções. Os requisitos variam conforme a posição pretendida.

mais notícias

+

Newsletter