Governo proíbe 25 marcas de azeite por falsificação e descumprimento de normas sanitárias; Confira Foto: Freepik
O governo federal determinou, em 2025, o banimento de 25 marcas de azeite após a constatação de fraudes e descumprimento de normas sanitárias. As ações foram realizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Agricultura, que mantêm listas atualizadas com marcas e lotes proibidos para consumo em todo o país.
Entre as mais recentes, estão as marcas Royal, Godio, La Vitta e Santa Lucia, desclassificadas pelo Ministério da Agricultura na quarta-feira (12). De acordo com a pasta, testes laboratoriais mostraram que os produtos continham óleos vegetais de outras espécies, o que caracteriza adulteração e torna o azeite impróprio para consumo humano.
Segundo o governo, as principais razões que levam à proibição de marcas incluem falsificação, adulteração, ausência de CNPJ no país, falhas de rotulagem, falta de licenciamento sanitário e incerteza sobre a origem ou composição do produto.
O Ministério da Agricultura alerta que a comercialização desses azeites é considerada infração grave, e os estabelecimentos que vendem produtos irregulares podem ser responsabilizados. Já os consumidores que adquiriram algum dos itens vetados devem interromper imediatamente o uso e solicitar a substituição, conforme o Código de Defesa do Consumidor.
As denúncias sobre a venda de azeites proibidos podem ser feitas pelo canal oficial Fala.BR, mantido pelo governo federal.
Azapa – fevereiro
Doma – fevereiro
Alonso – maio
Quintas D'Oliveira – maio
Almazara – maio
Escarpas das Oliveiras – maio
La Ventosa – maio
Grego Santorini – maio
San Martín – junho
Castelo de Viana – junho
Terrasa – junho
Casa do Azeite – junho
Terra de Olivos – junho
Alcobaça – junho
Villa Glória – junho
Santa Lucia – junho e novembro
Campo Ourique – junho
Málaga – junho
Serrano – junho
Vale dos Vinhedos – julho
Los Nobles – setembro
Ouro Negro – outubro
Royal – novembro
Godio – novembro
La Vitta – novembro
3
08:37, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O valor mínimo do Bolsa Família corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
mais notícias
+