Pernambuco, 25 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

FUNDEF: Alagoas anuncia pagamento da primeira parcela dos precatórios

A medida beneficia cerca de 25 mil professores que atuaram na rede estadual entre 1998 e 2006.

Everthon Santos

27 de setembro de 2024 às 11:30   - Atualizado às 11:33

A imagem mostra um professor em sala de aula, com uma tarja com o nome "Fundef" no meio da foto.

A imagem mostra um professor em sala de aula, com uma tarja com o nome "Fundef" no meio da foto. Foto: Divulgação

O governo de Alagoas iniciou na quinta-feira, 26 de setembro, o pagamento da primeira parcela dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). A medida beneficia cerca de 25 mil profissionais da educação que atuaram na rede estadual entre 1998 e 2006, com previsão de que todos os créditos sejam realizados até esta sexta-feira (27).

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, o processo de pagamento foi escalonado em três etapas, conforme a ordem estabelecida pela Caixa Econômica Federal. Os primeiros a receber são aqueles com contas poupança na Caixa. Em seguida, os servidores que possuem contas correntes na mesma instituição terão acesso aos valores. Por fim, o pagamento será realizado aos demais servidores com contas em outros bancos.

Os precatórios do Fundef são destinados a professores e demais profissionais do magistério que estiveram em exercício na educação básica da rede pública estadual durante o período de janeiro de 1998 a dezembro de 2006, incluindo tanto servidores efetivos quanto temporários. Além disso, ex-servidores que já não mantêm vínculo com o Estado, mas que trabalharam nesse período, também têm direito ao pagamento.

Em casos de falecimento de beneficiários, herdeiros e pensionistas podem solicitar o valor devido. Para isso, é necessário o envio de uma Certidão de Valores, obtida através de um pedido via e-mail, seguido da apresentação de documentos como a certidão de óbito do profissional falecido e o alvará judicial.

A consulta aos valores a receber está disponível exclusivamente por meio do site oficial do Fundef do estado de Alagoas, onde é necessário informar o CPF e os dados bancários para acessar a plataforma. O prazo para contestação de valores ou para inclusão de nomes que, porventura, não constem na lista de contemplados segue até 30 de novembro, através de recurso administrativo.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:46, 25 Ago

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Cartão do PIS/Pasep ao lado de dinheiro do abono e calculadoras.
Ressarcimento

Novo lote do antigo PIS/Pasep é liberado pela Caixa; confira o calendário

Consulta exige uma conta gov.br com nível reforçado de segurança, enquanto o prazo definitivo para solicitar os valores continua correndo.

O candidato do PL à Presidência da República, Flávio Bolsonaro e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Declaração

Flávio Bolsonaro diz que PT ameaça liberdade de expressão e que seu pai é "último obstáculo" contra ditadura no Brasil

Flávio também afirmou que Lula "faz mais mal para o Brasil do que a pandemia". Para justificar a declaração, mencionou o endividamento da população e o aumento dos gastos públicos.

Oscar.
Filmografias

Oscar 2027: 15 filmes brasileiros estão habilitados para disputar vaga na premiação; conheça lista

Entre os 15 filmes selecionados, caberá a uma Comissão de Seleção formada por 15 especialistas definir qual longa poderá representar o País na categoria de Melhor Filme Internacional.

mais notícias

+

Newsletter