Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

FIM DA ESCALA 6X1: PEC já conta com mais de 100 assinaturas na CÂMARA

Da lista dos parlamentares que já assinaram a Proposta de Emenda à Constituição, apenas cinco pernambucanos se mostram presentes.

Fernanda Diniz

11 de novembro de 2024 às 16:24   - Atualizado às 17:58

Fim da escala 6x1.

Fim da escala 6x1. Foto: Divulgação/Davi Pinheiro

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa acabar com a jornada de trabalho 6x1 no Brasil já conta com mais de 100 assinaturas de apoio na Câmara dos Deputados.

A PEC propõe a alteração da Constituição para extinguir a possibilidade de jornadas de trabalho em que o trabalhador tem apenas um dia de folga a cada seis dias trabalhados, uma condição presente em diversos segmentos da economia, como comércio, saúde e transportes. Para os defensores da mudança, esse regime de trabalho é prejudicial à saúde e ao bem-estar dos trabalhadores, além de comprometer a qualidade de vida e a segurança no desempenho das atividades.

A coleta de assinaturas é um passo importante para que a proposta seja analisada pelas comissões da Câmara e, posteriormente, levada ao plenário para votação.

Os deputados de Pernambuco que assinaram a proposta são:

  • Carlos Veras (PT)
  • Maria Arraes (Solidariedade)
  • Túlio Gadelha (Rede)
  • Fernando Rodolfo (PL)
  • Pedro Campos (PSB)


Deputados do Partido Liberal se mostraram contra a proposta e anunciaram que não iriam assinar. Até o momento desta publicação, não houve movimentação para que isso mude e os parlamentares do PL apoiem a emenda. No entanto, o deputado estadual Fernando Rodolfo se posicionou contra a postura de seu partido e decidiu assinar a PEC.

Os deputados Carlos Veras e Túlio Gadelha têm se pronunciado por meio das redes sociais, apoiando a causa. Em uma publicação, Túlio Gadelha detalhou os benefícios que o país teria caso adotasse o modelo de trabalho com jornadas mais equilibradas:

Veja Também

"Nos somamos à luta contra a escala 6x1. O Movimento Vida Além do Trabalho (VAT) tem tratado sobre esse tema, fundamental para os trabalhadores e trabalhadoras que exigem o fim dessa jornada exaustiva", escreveu Túlio Gadelha.

Já Carlos Veras aproveitou para destacar que o seu partido, o PT, está "em sintonia com os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras". Ele escreveu:

"Já assinamos a PEC de extinção da jornada 6X1, sempre em sintonia com os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e em total coerência com as diretrizes do PT e de nosso mandato", afirmou o parlamentar.

Pedro Campos também usou as suas redes sociais para se pronunciar sobre a assinatura. De acordo com o deputado, que aparece em um vídeo nas suas redes sociais, ele assinou a PEC ainda na última semana. O parlamentar defendeu o fim da jornada 6x1 e incentivou seus colegas a apoiarem a proposta.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:01, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, diz que jogos às 21h30 são prejudiciais.
Fala

Abel Ferreira critica domínio da Rede Globo no Brasileirão e pede ajuda da CBF; veja vídeo

O técnico do Palmeiras aproveitou a entrevista coletiva após a vitória contra o Internacional por 3 a 1 para desabafar.

Gabriel de Sá Campos, de 30 anos, réu por abusar adolescentes e Igreja Batista Filadélfia, onde ele era líder de grupo de jovens.
Avanço

Justiça torna líder de grupo jovem réu por abusar oito adolescentes da Igreja Batista Filadélfia

Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.

mais notícias

+

Newsletter