Pernambuco, 15 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

FAB apresenta primeiro caça F-39 Gripen produzido no Brasil

A cerimônia foi realizada na unidade da Embraer, em Gavião Peixoto (SP), e contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e outras autoridades.

Fernanda Diniz

25 de março de 2026 às 13:36   - Atualizado às 16:21

FAB apresenta primeiro caça F-39 Gripen produzido no Brasil.

FAB apresenta primeiro caça F-39 Gripen produzido no Brasil. Foto: Sargento Mônica / CECOMSAER

A apresentação do primeiro caça F-39 Gripen produzido no Brasil marcou, nesta quarta-feira, 25 de março, o início de uma nova etapa para a soberania e a indústria de defesa nacional. (Veja vídeo abaixo)

A cerimônia foi realizada na unidade da Embraer, em Gavião Peixoto (SP), e contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho, do Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

A entrega do caça simboliza um salto tecnológico histórico e consolida o País como polo de inovação e alta tecnologia no setor aeroespacial.

Veja vídeo:
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Ao todo, 15 das 36 aeronaves adquiridas pela Força Aérea Brasileira (FAB) terão a montagem final realizada em solo nacional, na planta da Embraer. A estratégia integra o Programa F-X2 e é considerada fundamental para a absorção de conhecimento técnico avançado, desde a produção e o suporte logístico até futuras modernizações.

Veja Também

Na prática, o processo assegura a internalização de tecnologia, fortalece a Base Industrial de Defesa (BID) e amplia a autonomia estratégica do Brasil.

Para a FAB, representa a incorporação de um vetor de última geração, capaz de elevar o nível operacional na defesa do espaço aéreo.

Para o País, significa a consolidação de competências industriais que extrapolam o uso militar e impulsionam o desenvolvimento tecnológico nacional.

“O plano de entrega de aeronaves do projeto FX-2 Gripen fazia a previsão de contemplar, em 2026, as primeiras aeronaves produzidas no Brasil. Portanto, essa entrega é uma realidade no dia de hoje. Estamos aqui para testemunhar esse feito histórico que nos emociona e permite a todos um sentimento de orgulho pela responsabilidade cumprida”, declarou o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho.

O impacto do Projeto F-X2 também se reflete no campo socioeconômico. Considerado um dos principais programas de transferência de tecnologia já realizados pelo Brasil, o projeto possibilitou o treinamento de cerca de 350 engenheiros brasileiros na Suécia e a geração de mais de 12 mil empregos, sendo dois mil diretos e dez mil indiretos.

O ecossistema criado contribui para a retenção de talentos formados em instituições como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, reduzindo a dependência externa em setores estratégicos.

Durante o evento, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno destacou o significado estratégico do momento para o Brasil. Em seu discurso, ressaltou que a entrega não se limita a uma nova aeronave, mas celebra a maturidade de uma decisão de Estado.

“O roll out da aeronave FAB 4109, a primeira produzida no Brasil, simboliza a transição do planejamento à execução; da expectativa à realidade. Esta aeronave representa a plataforma de combate mais poderosa já incorporada à nossa Força Aérea em toda a sua história, consolidando-se como o principal meio para defender, a partir dos céus, o povo, a liberdade e a soberania do Brasil. A produção do Gripen em território nacional é uma conquista de toda a nação, sendo a expressão real de um ‘Brasil Supersônico’, que avança com inconteste velocidade rumo a voos cada vez mais elevados” ressaltou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

A solenidade reuniu ainda autoridades civis e militares, integrantes do Alto-Comando da Aeronáutica e representantes da indústria de defesa.

Estiveram presentes também especialistas da Academia da Força Aérea (AFA), profissionais fundamentais para o funcionamento e a excelência das atividades da Força Aérea Brasileira.

Responsáveis por áreas estratégicas que vão da manutenção aeronáutica à logística, passando por comunicações e apoio operacional, esses militares representam a base que sustenta o poder aéreo nacional.

Neste 25/03, data em que se celebra o Dia do Especialista de Aeronáutica, a participação desses profissionais no evento reforça o reconhecimento à dedicação, competência e compromisso que marcam a trajetória desses homens e mulheres a serviço do país.

Com a fabricação em série do F-39 Gripen, o Brasil passa a ser o único país a produzir a aeronave fora da Suécia, ampliando sua relevância no cenário internacional.

Empresas nacionais e internacionais como AEL Sistemas, Atech e Akaer já participam da produção de sistemas aviônicos, estruturas e componentes estratégicos.

TAGS

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:02, 15 Abr

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Deputado Flávio Bolsonaro e Alexandre de Moraes, ministro do STF
Investigação

Moraes instaura inquérito contra Flávio Bolsonaro por suposto crime de injúria contra Lula

Flávio teria associado imagens de Lula ao presidente da Venezuela, Maduro, além de mencionar supostos crimes como tráfico internacional de drogas e armas, lavagem de dinheiro e apoio a ditaduras. 

Carteira de trabalho digital.
Benefício

Jornada de Trabalho reduzida e auxílio-creche; veja o que muda para terceirizados e quais serviços

terceirizados que prestam serviço à administração pública agora têm direito ao benefício do reembolso-creche e à redução da jornada de trabalho

Ministro Alexandre de Moraes e o ex-deputado Eduardo Bolsonaro
Falta

Eduardo Bolsonaro não comparece a interrogatório marcado pelo ministro Alexandre de Moraes no STF

O inquérito apura a atuação do ex-parlamentar junto ao governo dos Estados Unidos para promover o tarifaço contra as exportações brasileiras

mais notícias

+

Newsletter