O texto deve ser em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo de sua formação.
09 de novembro de 2025 às 20:58 - Atualizado em 10 de novembro de 2025 às 08:28
Envelhecimento da sociedade brasileira, foi o tema da redação do Enem 2025 Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 foi "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
A informação foi divulgada neste domingo, 9 de novembro, pelo ministro da Educação, Camilo Santana, pela rede social X.
Além da prova de redação, os candidatos inscritos no Enem fizeram nesta tarde as questões de linguagens e códigos e de ciências humanas. A prova começou às 13h30 e terminou às 19h (horário de Brasília).
A prova de redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo de sua formação.
O tema da redação será de ordem social, científica, cultural ou política.
O projeto de texto, com informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, deverá defender um ponto de vista - uma opinião a respeito do tema proposto -, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência.
O candidato também deverá elaborar uma proposta de intervenção social (solução) para o problema apresentado no desenvolvimento do texto. Essa proposta deve respeitar os direitos humanos. Propostas que desrespeitem os direitos humanos receberão nota zero. Constituem desrespeito aos direitos humanos propostas que, por exemplo, incitem as pessoas à violência ou tenham referências racistas.
Entre os critérios previstos no edital do Enem 2024 que resultam na nota zero na redação, estão:
2
19:29, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.
O técnico do Palmeiras aproveitou a entrevista coletiva após a vitória contra o Internacional por 3 a 1 para desabafar.
Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.
mais notícias
+