Pernambuco, 15 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

ENCCEJA: prazo para solicitar reaplicação da prova termina nesta semana

A reaplicação é voltada aos participantes que tiveram problemas logísticos ou que apresentaram sintomas de doenças infectocontagiosas na véspera da aplicação, conforme prevê o edital.

Cami Cardoso

04 de agosto de 2025 às 17:08   - Atualizado às 17:28

ENCCEJA: prazo para solicitar reaplicação da prova termina nesta semana

ENCCEJA: prazo para solicitar reaplicação da prova termina nesta semana Foto: Divulgação/ MEC

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) receberá os pedidos de reaplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025 até a próxima sexta-feira, 8 de agosto.

A reaplicação é voltada aos participantes que tiveram problemas logísticos no domingo, 3 de agosto, ou que apresentaram sintomas de doenças infectocontagiosas na véspera da aplicação, conforme prevê o edital. As solicitações devem ser feitas por meio do Sistema Encceja.

Haverá apenas uma reaplicação do exame a ser realizada no dia 23 de setembro, para o ensino fundamental, e no dia 24 de setembro, para o ensino médio.

Em casos de doenças infectocontagiosas, é necessário apresentar o documento comprobatório, com o nome completo do participante, diagnóstico, código da Classificação Internacional de Doença, além da assinatura e da identificação do profissional responsável, com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde ou de órgão competente.

O documento precisa ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB. Cabe ressaltar que os casos serão analisados individualmente.

Veja Também

Incidentes logísticos - Para pedir a reaplicação por problemas logísticos, é necessário que o participante se enquadre nas situações previstas no edital do Encceja 2025.

Os problemas logísticos que justificam a reaplicação da prova incluem desastres naturais que comprometam a infraestrutura do local de aplicação, falta de energia elétrica que prejudique a visibilidade da prova e falhas na execução dos procedimentos que causem prejuízo comprovado ao participante.

Nessas situações, a pessoa deverá descrever o que aconteceu, por meio do Sistema Encceja. O Inep também receberá documentos que comprovem o ocorrido e analisará cada caso.

Encceja – O exame é uma oportunidade para quem busca a certificação do ensino fundamental e médio. Realizado pelo Inep desde 2002, possibilita a retomada da trajetória escolar. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.

As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. O exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira.

O Encceja ainda serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do INEP.

TAGS

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:27, 15 Abr

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula da Silva (PT).
Desaprovação

Genial/Quaest: Lula tem 55% de rejeição e lidera índice entre pré-candidatos à Presidência

Petista passa por um momento de pico de sua rejeição nos últimos meses. Em março de 2026, por exemplo, 56% diziam que não votariam nele de forma alguma.

Primeiro turno.
Disputa

Genial/Quaest: Lula tem 37% e Flávio Bolsonaro 32% no primeiro turno das eleições 2026

Entre os entrevistados, 5% disseram estar indecisos, enquanto 11% afirmaram que votariam em branco, nulo ou não pretendem votar.

Concurso da Marinha.
Certame

Marinha prorroga inscrições de concurso com 1.680 vagas para fuzileiros navais; veja novo cronograma

Do total, 1.440 vagas são para o Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (Ciampa) e 240 para o Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (Ciab).

mais notícias

+

Newsletter