Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Embraer tem maior crescimento da história e supera recorde de 61 milhões de passageiros em 2025

Após bater recorde de movimentação de na aviação civil, o setor avança na fabricação e comercialização de aeronaves.

25 de julho de 2025 às 09:07   - Atualizado às 09:31

Lula, Silvio Costa Filho e Geraldo Alckmin.

Lula, Silvio Costa Filho e Geraldo Alckmin. Foto: Divulgação

A população brasileira nunca utilizou tanto o modal aéreo como em 2025. No primeiro semestre deste ano, 61,8 milhões de passageiros viajaram em voos domésticos e internacionais por meio da aviação comercial. A movimentação nos aeroportos pelo país cresceu 10% este ano na comparação com o mesmo período do último ano, quando 56,2 milhões de viajantes utilizaram a infraestrutura aeroportuária.

De janeiro a junho deste ano, o mercado internacional foi responsável por transportar 13,8 milhões de turistas, alta de 15,3% frente aos dados apurados em 2024. Em voos nacionais, o indicador cresceu 8,6% — com movimentação superior a 40 milhões de pessoas.

Após bater recorde de movimentação de passageiros, o setor da aviação brasileira avança na fabricação e comercialização de aeronaves. Entre abril e junho deste ano, a Embraer - fabricante brasileira de aeronaves - entregou 61 novas aeronaves.

A carta de pedidos atual da companhia brasileira soma um faturamento próximo de US$ 30 bilhões (mais de R$ 165 bilhões), maior crescimento da história.

"O crescimento dos pedidos de aeronaves da Embraer tem um impacto muito positivo para toda cadeia produtiva e a economia brasileira, gerando mais empregos e renda para o setor. Esse aumento na procura por aviões comerciais, executivos e de defesa também reflete a confiança dos investidores com a companhia e fortalece a imagem do Brasil como um centro de excelência em tecnologia aeroespacial", avaliou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; ao anunciar os dados que são frutos de uma ação integrada entre o Ministério de Portos e Aeroportos e a Embraer.

Veja Também

Entre abril e junho, a Embraer vendeu 19 aviões comerciais, 38 jatos executivos e quatro aeronaves militares, um crescimento de 30% em relação ao mesmo período do ano passado quando foram encomendadas 47 aeronaves.

"Esse é o governo do presidente Lula. Trabalhando para oferecer melhor saúde, educação, segurança e infraestrutura para população, mas também buscando ações para o fortalecimento das nossas companhias", complementou Costa Filho.

O governo brasileiro tem buscado ampliar as encomendas da Embraer através de acordos internacionais. Recentemente foi fechado um acordo com o Japão para a compra de 20 jatos E-190, além de outras parcerias em combustível sustentável e aeronaves elétricas. O Governo Federal também tem focado em fortalecer a indústria nacional e incentivar as exportações, como no caso do programa Nova Indústria Brasil.

Voa Brasil

O Ministério de Portos e Aeroportos se posicionou sobre os números do programa Voa Brasil após repercussão dos dados apresentados pela imprensa.

Em nota enviada ao site Portal de Prefeitura o Ministério comentou sobre o objetivo principal do programa.

Veja nota na íntegra

O Ministério de Portos e Aeroportos reforça que o objetivo principal do Programa Voa Brasil é a inclusão social na aviação brasileira, não o aumento total do número de passageiros voando. Até porque, estamos batendo recordes como o melhor momento da aviação do país.

O objetivo do Voa Brasil é incluir na aviação brasileira aposentados e pensionistas do INSS, que não viajaram nos últimos anos; fazendo com que eles viagem pelo Brasil.

Vale ressaltar que, em um ano de programa, já foram mais de 50 mil beneficiários que não viajavam e começaram a viajar, visitando familiares, fazendo turismo. Isso significa inclusão, ou seja, milhares de brasileiros foram inseridos na aviação brasileira.

Destacamos ainda que não há nenhum custo para o erário público. O Voa Brasil é resultado de articulação entre as companhias aéreas e o poder público, trabalhando para aqueles que mais precisam.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:08, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, diz que jogos às 21h30 são prejudiciais.
Fala

Abel Ferreira critica domínio da Rede Globo no Brasileirão e pede ajuda da CBF; veja vídeo

O técnico do Palmeiras aproveitou a entrevista coletiva após a vitória contra o Internacional por 3 a 1 para desabafar.

Gabriel de Sá Campos, de 30 anos, réu por abusar adolescentes e Igreja Batista Filadélfia, onde ele era líder de grupo de jovens.
Avanço

Justiça torna líder de grupo jovem réu por abusar oito adolescentes da Igreja Batista Filadélfia

Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.

mais notícias

+

Newsletter