Pernambuco, 04 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Em média, 645 pênis são amputados por ano no Brasil; SAIBA OS MOTIVOS E RISCOS

02 de fevereiro de 2024 às 14:58

De 2013 a 2023, houve um total de 6.456 pênis amputados, tendo em média 645 orgãos removidos por ano, segundo o novo levantamento da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) com base em dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS) do Ministério da Saúde.

Deste período, o ano em que mais pênis foram amputados foi em 2019, onde foram realizadas 702 amputações.

Já o ano que teve o menor número de casos registrados foi em 2020, que teve 619 remoções do órgão.

Estes registros são devido a um câncer que atinge o órgão.

Além disso, a pesquisa mostrou que, entre 2011 e 2021, a doença ocasionou a morte de 4.592 homens. A faixa etária com mais óbitos foi a de 60 a 69 anos.

Outro dado do levantamento mostrou que o país registrou 21.766 diagnósticos de câncer de pênis (entre 2012 e 2022).

A SBU relata que os números são alarmantes, pois na maiorias das vezes os casos podem ser evitados com higienização adequada, vacinação contra o vírus HPV (disponível no SUS) e a remoção do prepúcio, quando ele não expõe por inteiro a glande e impossibilita a higienização correta, a famosa cirurgia de fimose.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:27, 04 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Sergio Moro.
Eleições

Sergio Moro vence eleição para governador do Paraná no 1º turno

Até às 20h51, 99,87% das urnas haviam sido totalizadas, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL), candidatos a presidência.
Eleições

Flávio Bolsonaro e Lula vão ao 2º turno na disputa pela Presidência

Com 93,14% das seções totalizadas, nenhum dos candidatos alcançou a quantidade necessária de votos para definir a disputa presidencial no primeiro turno.

Rafael Fonteles
Eleições 2026

Rafael Fonteles (PT) é reeleito governador do Piauí

Rafael Tajra Fonteles foi eleito governador pela primeira vez em 2022, ainda no primeiro turno, com 57,62% dos votos válidos, e tomou posse em janeiro de 2023.

mais notícias

+

Newsletter