Pernambuco, 03 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Diretora é afastada após câmera ser encontrada dentro do banheiro de escola

Segundo pais de estudantes, os equipamentos teriam sido colocados a pedido da diretora da unidade, informou a Secretaria de Segurança Pública.

Ricardo Lélis

16 de novembro de 2025 às 10:06   - Atualizado às 10:06

Câmera encontrada dentro de banheiro de escola.

Câmera encontrada dentro de banheiro de escola. (Foto: Arquivo Pessoal)

A diretora de uma escola estadual de Botucatu, no interior de São Paulo, foi afastada após os pais dos estudantes denunciarem a presença de uma câmera dentro de um dos banheiros da unidade educacional. O caso aconteceu na última quarta-feira, 12 de novembro, na Escola Estadual Francisco Guedelha.

A Guarda Civil Municipal foi acionada, mas não conseguiu entrar na unidade por conta da realização de uma "prova a nível estadual" no momento da abordagem, informou o comandante da guarda, Weber Pimentel, ao Estadão. Na última quarta, foi aplicado o Provão Paulista para estudantes do 2° ano do Ensino Médio.

"Diante dos fatos, o caso foi apresentado na Delegacia de Polícia para as devidas investigações", acrescentou o comandante da guarda.

Procurada, a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-SP) informa que o 1º Distrito Policial de Botucatu investiga o teor da denúncia. Segundo pais de estudantes, os equipamentos teriam sido colocados a pedido da diretora da unidade, informou a pasta

"A perícia foi requisitada para o local dos fatos. As diligências para esclarecer o caso estão em andamento, e mais detalhes não serão divulgados por envolver menores de idade", completou a SSP-SP.

Veja Também

Em nota, a Secretaria da Educação do governo paulista (Seduc-SP) informou que a câmera não estava funcionando e que a diretora já foi afastada após uma apuração preliminar. A identidade dela não foi informada e, por isso, não foi possível localizar a sua defesa.

"Um supervisor da Unidade Regional de Ensino de Botucatu está acompanhando o caso", informou a secretaria. "A Seduc-SP reforça que a instalação de câmeras em banheiros não faz parte das diretrizes da pasta, em nenhuma circunstância", acrescentou.

A reportagem apurou que a diretora teria colocado a câmera para inibir atos de vandalismo no banheiro, mas que o dispositivo não estava operante e continha apenas o seu revestimento. Os pais de alguns alunos, porém, descobriram e denunciaram o caso.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:15, 03 Out

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Eleições 2026
Voto

Eleições: que horas começa a votação? Veja os horários de início e fim do primeiro turno em todo o Brasil

A votação ocorre das 8h às 17h pelo horário de Brasília. Mas o Brasil tem quatro fusos diferentes.

Homem em fila do INSS.
Trabalhadores

Auxílio-acidente do INSS pode ser pago por sequelas psicológicas? Entenda quem tem direito

Concessão depende de avaliação da perícia e do cumprimento de requisitos previdenciários; trabalhador pode receber o benefício e continuar na ativa.

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre
Proposta

Davi Alcolumbre coloca análise da PEC do fim da escala 6x1 na pauta do Senado só após 1º turno

A discussão envolve mudanças na organização da jornada semanal de trabalho e nas condições de descanso dos profissionais, além dos possíveis impactos para empregadores e diferentes setores da economia.

mais notícias

+

Newsletter