20 de fevereiro de 2024 às 12:29
Até a publicação desta matéria nesta terça-feira, 108 deputados federais haviam assinado o pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após o mandatário comparar os ataques de Israel em Gaza com o Holocausto nazista.
Do total, a lista conta com parlamentares de 9 partidos diferentes, sendo 4 com relação direta ao governo, que contam com a indicação de ministros filiados a partidos como União Brasil, Republicanos, PP e PSD.
Dos que defendem o afastamento do presidente Lula, constam, de acordo com o partido: PL (65); União Brasil (10); PP (6); Novo (3); Republicanos (2); PRD (2); PSD(2); Cidadania (1) e Podemos (1).
A ação é encabeçada pela deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP). No documento a ser protocolado, os congressistas dizem que as declarações do presidente configuram crime de responsabilidade de acordo com o Artigo 5º da Constituição Federal, de “cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.
Confira a lista de parlamentares que assinaram o pedido de impeachment do presidente Lula baseados na recente declaração sobre o país de Israel e o Holocausto:
1
2
21:49, 23 Jan
28
°c
Fonte: OpenWeather
tema ganhou centralidade no governo essa semana, quando o próprio presidente afirmou, em reunião ministerial, que esta é a prioridade da gestão em 2025.
O presidente e integrantes do governo Lula têm trocado farpas públicas com o chefe do Executivo estadual mineiro sobre o programa de renegociação de dívidas dos Estados com a União.
O ex-presidente relembrou que poderia ter ficado nos EUA ou na Argentina em suas viagens ao exterior, mas que escolheu voltar ao país.
mais notícias
+