27 de janeiro de 2025 às 11:03 - Atualizado às 11:05
Joe Biden e Lula. Foto: Ricardo Stuckert
O voo de deportação que trouxe 88 brasileiros de volta ao Brasil, após serem deportados dos Estados Unidos, foi parte de um processo que teve início ainda durante a administração do ex-presidente Joe Biden. Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), que buscou os brasileiros em Manaus após falhas no avião dos Estados Unidos, pousou em Minas Gerais na noite de sábado, 25 de janeiro.
Após o presidente Donald Trump afirmar que iria deportar imigrantes ilegais assim que assumiu seu mandato, no dia 20 de janeiro, foi especulado que essa nova leva de brasileiros fizesse parte desse grupo citado pelo republicano. No entanto, informações apontam que a deportação dos brasileiros foi realizada dentro de um programa que já estava em andamento antes da posse de Donald Trump, fato que não está sendo mencionado por muitas pessoas.
Embora a deportação tenha ocorrido durante o governo republicano de Trump, a origem do processo remonta ao governo de Biden, que havia estabelecido acordos com o Brasil para a deportação de cidadãos ilegais. A Polícia Federal (PF) tomou conhecimento, ao ser informada sobre o voo, que os deportados estavam sendo transportados algemados, o que gerou críticas do governo brasileiro, que determinou a retirada das algemas em 'respeito à soberania nacional'.
O caso vem gerado repercussão nacional. O governo brasileiro se manifestou e repudiou sobre a forma como os brasileiros estavam viajando, apontando maneira como os deportados foram tratados, destacando a “violação dos direitos humanos”.
4
17:05, 27 Abr
29
°c
Fonte: OpenWeather
A cantora recebeu recentemente alta hospitalar depois de um período internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ela luta contra um tumor no intestino desde 2023.
Boletim divulgado nesta manhã (27) aponta gastroparesia e nutrição intravenosa; alta da UTI segue sem previsão e visitas restritas.
O instituto atribui a alta nos índices principalmente às queimadas em larga escala que atingiram a região entre setembro e outubro de 2024.
mais notícias
+