Pernambuco, 11 de Setembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

CFM lança plataforma para COMBATER emissão de ATESTADOS FALSOS

De acordo com a entidade, a proposta da medida é promover mecanismos efetivos para combater fraudes e outras irregularidades na entrega desse tipo de documento.

06 de setembro de 2024 às 16:36   - Atualizado às 16:51

Médico

Médico Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O Conselho Federal de Medicina (CFM) lançou na quinta-feira, 5 de setembro, uma plataforma online para validar e chancelar atestados médicos emitidos em todo o país.

De acordo com a entidade, a proposta do Atesta CFM é promover mecanismos efetivos para combater fraudes e outras irregularidades na emissão desse tipo de documento.

“A decisão beneficia médicos, que contarão com a proteção do seu ato profissional; os trabalhadores, que terão a certeza de que os atestados que portam foram assinados por médicos de fato; e as empresas, que poderão detectar irregularidades em documentos que foram entregues, mas são fraudulentos”, avaliou o conselho.

Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Segundo o CFM, a plataforma vai integrar diferentes bancos de dados, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e possibilitando a emissão, validação e verificação de atestados médicos.

O médico será notificado de todos os documentos emitidos em seu nome e sob seu registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Leia Também

O Atesta CFM permite ainda que trabalhadores acessem seu histórico de atestados e que as empresas e empregadores verifiquem a veracidade dos atestados entregues. A plataforma foi regulamentada por meio de resolução do conselho, já encaminhada para publicação no Diário Oficial da União.

A previsão é que o texto seja publicado nesta sexta-feira (6) e entre em vigor no dia 5 de novembro, 120 dias após a publicação.

Os próximos seis meses configuram prazo para adaptação e integração ao sistema. A obrigatoriedade de uso da plataforma passa a valer a partir de 5 de março de 2025.

“A ferramenta já está disponível para que médicos, empregadores e trabalhadores conheçam o seu fluxo de funcionamento. Em novembro, os médicos já poderão emitir documentos pelo Atesta CFM. Após 180 dias da publicação, todos os atestados médicos deverão ser emitidos ou validados pela ferramenta”, destacou o CFM.

Agência Brasil

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

02:19, 11 Set

Descrição da imagem

25

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Dono de supermercado espanca e toca fogo em homem que furtou sandália
Reação

Dono de supermercado espanca e toca fogo em homem que furtou sandália

Após ser abandonado em área rural, o rapaz conseguiu se arrastar até uma fazenda próxima, onde foi socorrido por um morador.

Persidente Lula.
Afirmação

Lula diz querer retomar obras em rodovia da Amazônia que foi criticada por ambientalistas

Em julho, a Justiça Federal mandou suspender a licença prévia para reconstrução e asfaltamento do trecho do meio da BR-319. O trecho central, de 405 quilômetros, corta algumas das porções mais preservadas da Floresta Amazônica.

Polícia Federal.
Crime

Marido de deputada federal e dois PMs do BOPE são presos por suposta tentativa de compra de votos

Na delegacia, foram autuados pelos crimes de compra de votos e associação criminosa.

mais notícias

+