Segundo o titular da pasta, o corte será necessário para aprimorar os cursos que tiveram nota abaixo do esperado no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025.
Lula e Camilo Santana, Ministro da Educação Ricardo Stuckert/PR
Camilo Santana, ministro da Educação, anunciou nesta segunda-feira (19 de janeiro) que 54 cursos de medicina oferecidos no Brasil precisarão reduzir o número de vagas. Segundo o titular da pasta, o corte será necessário para aprimorar os cursos que tiveram nota abaixo do esperado no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025.
Vale destacar que os cursos que obtiveram nota 1 no exame não poderão admitir novos alunos no segundo semestre deste ano. Já 13 universidades que ficaram abaixo da média precisarão reduzir 50% das vagas ofertadas, e 33 delas terão que reduzir 25%.
As declarações do ministro foram divulgadas em um café com jornalistas na sede do ministério.
A nota do Enamed varia de 1 a 5, e as notas 1 e 2 são consideradas não proficientes pelo MEC. A nota é utilizada para compor o conceito Enade.
Segundo o MEC, 351 cursos de todo País participaram do exame, incluindo universidades públicas (federais, estaduais e municipais), privadas com e sem fins lucrativos e especiais. De acordo com o ministério, os cursos foram distribuídos da seguinte forma:
Considerando o tipo de instituição, o pior desempenho no Enamed foi verificado nas universidades municipais, que não estão sob regulação do MEC. Em seguida, aparecem as instituições privadas com fins lucrativos, que serão sancionadas pela pasta.
3
08:55, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O valor mínimo do Bolsa Família corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
mais notícias
+