Foguete gigante de sete andares lançado do Brasil promete marcar uma nova era espacial e colocar o país no disputado mercado global. Imagem: INNOSPACE/Reproduçã
O Brasil está prestes a marcar seu nome no mercado global de lançamentos espaciais com o foguete HANBIT-Nano. Com 21 metros de altura equivalente a sete andares e peso de 30 toneladas, o veículo atingirá quase 30 mil km/h, transportando nanossatélites e experimentos científicos brasileiros e internacionais a partir do Centro de Lançamento de Alcântara.
O lançamento é fruto de uma parceria estratégica entre a Força Aérea Brasileira, a Agência Espacial Brasileira e a empresa sul-coreana Innospace. A operação envolve 400 profissionais, incluindo militares e pesquisadores, e permitirá testar tecnologias de comunicação, IoT e satélites educacionais desenvolvidos por universidades nacionais.
Originalmente previsto para 22 de novembro, o voo foi remarcado para 17 de dezembro para garantir segurança e testes finais. O evento representa não apenas um avanço tecnológico, mas também a entrada do Brasil no competitivo mercado internacional de lançamentos orbitais.
A matéria completa você confere no site Sociedade Militar.
O primeiro lançamento comercial de um foguete a partir de solo brasileiro foi adiado de sábado, 22, para o dia 17 de dezembro, segundo informou a Força Aérea Brasileira (FAB) na noite da quinta-feira, 20.
"A alteração na data ocorre para que sejam feitos aprimoramentos no processamento dos sinais coletados do veículo e utilizados na avaliação do seu desempenho durante o lançamento", explicou a FAB em nota, lembrando que a operação será conduzida em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).
O comunicado explica que a empresa sul-coreana Innospace decidiu estender o período da Operação Spaceward, para lançamento do foguete HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA), até o dia 22 de dezembro. Conforme a FAB, a decisão conjunta vai permitir novos testes de segurança no veículo e garantir "máxima confiabilidade"
3
05:02, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
Sorteio realizado em São Paulo não teve ganhador na faixa principal e distribuiu valores para 5 e 4 acertos.
mais notícias
+