Pernambuco, 05 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Brasil lança foguete gigante e entra na corrida espacial global

HANBIT-Nano, com 7 andares e velocidade 27 vezes maior que um Boeing, será lançado do Maranhão em missão histórica.

Portal de Prefeitura

23 de novembro de 2025 às 09:30

Foguete gigante de sete andares lançado do Brasil promete marcar uma nova era espacial e colocar o país no disputado mercado global.

Foguete gigante de sete andares lançado do Brasil promete marcar uma nova era espacial e colocar o país no disputado mercado global. Imagem: INNOSPACE/Reproduçã

O Brasil está prestes a marcar seu nome no mercado global de lançamentos espaciais com o foguete HANBIT-Nano. Com 21 metros de altura equivalente a sete andares e peso de 30 toneladas, o veículo atingirá quase 30 mil km/h, transportando nanossatélites e experimentos científicos brasileiros e internacionais a partir do Centro de Lançamento de Alcântara.

O lançamento é fruto de uma parceria estratégica entre a Força Aérea Brasileira, a Agência Espacial Brasileira e a empresa sul-coreana Innospace. A operação envolve 400 profissionais, incluindo militares e pesquisadores, e permitirá testar tecnologias de comunicação, IoT e satélites educacionais desenvolvidos por universidades nacionais.

Originalmente previsto para 22 de novembro, o voo foi remarcado para 17 de dezembro para garantir segurança e testes finais. O evento representa não apenas um avanço tecnológico, mas também a entrada do Brasil no competitivo mercado internacional de lançamentos orbitais.

A matéria completa você confere no site Sociedade Militar.

Primeiro lançamento comercial de foguete no Brasil é adiado

O primeiro lançamento comercial de um foguete a partir de solo brasileiro foi adiado de sábado, 22, para o dia 17 de dezembro, segundo informou a Força Aérea Brasileira (FAB) na noite da quinta-feira, 20.

Veja Também

"A alteração na data ocorre para que sejam feitos aprimoramentos no processamento dos sinais coletados do veículo e utilizados na avaliação do seu desempenho durante o lançamento", explicou a FAB em nota, lembrando que a operação será conduzida em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

O comunicado explica que a empresa sul-coreana Innospace decidiu estender o período da Operação Spaceward, para lançamento do foguete HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA), até o dia 22 de dezembro. Conforme a FAB, a decisão conjunta vai permitir novos testes de segurança no veículo e garantir "máxima confiabilidade"

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:35, 05 Mar

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Pessoa marcando cartela da Mega-Sena.
Jogo

Mega-Sena 2980 sorteia prêmio de R$ 45 milhões nesta quinta (05/03)

Por se tratar de um concurso com final zero, ele recebe um adicional das arrecadações dos cinco concursos anteriores.

A Copa do Mundo de 2026 terá 48 seleções e 104 jogos, em um torneio realizado nos Estados Unidos, Canadá e México.
Curiosidades

Copa do Mundo 2026 terá 104 jogos e novo formato com 48 seleções

Mundial nos Estados Unidos, Canadá e México amplia número de partidas e muda fase de grupos.

Sorteio da Super Sete (concurso 818) nesta quarta-feira (04/03).
Super Sete

Resultado da Super Sete 818 (04/03) acumula e próximo prêmio chega a R$ 3,2 milhões

Sorteio de 4 de março não teve ganhadores nas duas principais faixas.

mais notícias

+

Newsletter