Pernambuco, 17 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Bolsonaro sobre a escolha do Papa Leão XIV: 'o Brasil se une em oração e acolhimento'

O ex-presidente usou as redes sociais para celebrar a eleição do cardeal americano Robert Francis Prevost, no segundo dia de conclave.

Ricardo Lélis

08 de maio de 2025 às 19:29   - Atualizado às 19:29

Jair Bolsonaro e o Papa Leão XIV

Jair Bolsonaro e o Papa Leão XIV Fotos: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil e Vatican News

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se pronunciou em suas redes sociais nesta quinta-feira, 8 de maio, sobre a escolha do novo papa, agora conhecido como Leão XIV

Na publicação, o ex-mandatário celebrou a eleição do cardeal americano Robert Francis Prevost, anunciada no início da tarde, no segundo dia de conclave.

“O Brasil, nação de maioria cristã e devota, se une em oração e acolhimento. Que este novo tempo na Igreja seja fonte de unidade, renovação e fé”, escreveu o ex-presidente.

Em seu pronunciamento, Bolsonaro também destacou expectativas quanto ao pontificado de Leão XIV, enfatizando a importância da preservação de princípios cristãos.

“Com profunda fé, respeito e esperança que dou as boas-vindas ao novo Santo Padre, sucessor de São Pedro e Vigário de Cristo na Terra. Que sua missão seja marcada pela defesa inabalável da vida, da família, da liberdade religiosa e dos valores cristãos que sustentam nossa civilização”, afirmou.

Veja Também

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Novo Papa

O grupo de cardeais reunidos para o conclave na Capela Sistina escolheu nesta quinta-feira, o 267º papa da história, que vai suceder Francisco à frente do Vaticano.

Era necessário um mínimo de dois terços dos 133 votantes para a escolha do novo líder da Igreja Católica, que tem cerca de 1,4 bilhão de fiéis pelo mundo

O nome do cardeal Robert Prevost, de 69 anos, ganhou força no conclave que teve início nesta quarta-feira, 7 de maio, para escolher o novo papa.

Embora especialistas considerassem pouco provável - por questões geopolíticas - a eleição de um norte-americano para o comando da Igreja Católica, Prevost era visto como o candidato mais viável entre os dez cardeais da mesma nacionalidade, que estão entre os 133 eleitores a compor o conclave.

Seu perfil visto como equilibrado, com reputação por construir pontes entre conservadores e progressistas, pode vir a calhar em um momento em que a igreja se encontra dividida.

Ao mesmo tempo, Prevost tem projeção global e ocupa um dos cargos mais influentes da Santa Sé: o de prefeito do Dicastério para os Bispos, que aconselha o papa sobre a nomeação de líderes da igreja, ao qual foi nomeado em 2023 pelo papa Francisco.

Essa visibilidade pode colocá-lo em vantagem em uma disputa na qual poucos eleitores se conhecem, devido ao grande número de novos cardeais, nomeados no último papado.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:54, 17 Abr

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Kleber Lucas, cantor gospel
Articulação

Kleber Lucas no PT; cantor gospel é cotado para suplência de Benedita da Silva no senado

Dirigentes do partido avaliam que sua trajetória pode facilitar a interlocução do PT com o eleitorado evangélico, considerado um segmento decisivo para o pleito de outubro

Senado Federal
Homenagem

Senado aprova criação do Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19; e aguarda sanção de Lula

A criação da data tem caráter simbólico e educativo, com a intenção de preservar a memória das vítimas e reforçar a importância de políticas públicas de saúde

Homens, bolsonaristas com renda intermediária são os que mais apostam em bets, aponta pesquisa
Perfil

Homens, bolsonaristas com renda intermediária são os que mais apostam em bets, aponta pesquisa

A pesquisa Genial/Quaest investiga a prática de jogos online em diversas categorias, como região do País, gênero, religião, renda e posicionamento político.

mais notícias

+

Newsletter