Pernambuco, 17 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Balão que caiu em Santa Catarina é o terceiro acidente em menos de uma semana no país

Ocorrências foram registradas em Santa Catarina, Capela do Alto e Maresias, todas em menos de uma semana.

Fernanda Diniz

21 de junho de 2025 às 11:17   - Atualizado às 11:54

Balão que caiu em Santa Catarina é o terceiro em menos de 10 dias.

Balão que caiu em Santa Catarina é o terceiro em menos de 10 dias. Foto: Reprodução / Redes sociais

Na manhã deste sábado, 21 de junho, um balão tripulado que realizava voo turístico em Praia Grande, no sul de Santa Catarina, foi envolvido por chamas e despencou, conforme informado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

O acidente causou a morte de oito pessoas, de acordo com os últimos dados divulgados, e deixou ainda diversas vítimas feridas, cujas identidades e número exato ainda não foram detalhados pelas autoridades.

O balão, que transportava ao menos 22 pessoas, estava sobrevoando a região quando as chamas começaram a consumir o equipamento ainda em voo. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o balão em chamas no céu, seguido pelo choque do cesto contra o solo.

Equipes de resgate foram mobilizadas imediatamente e iniciaram a busca e atendimento às vítimas. Segundo nota do CBMSC, emitida às 9h35, quatro óbitos já haviam sido confirmados no local até aquele momento. Porém, dados subsequentes apontam que o total não era quatro, e sim oito vítimas fatais. A corporação informou que os demais feridos estão recebendo atendimento médico, ainda sem informações atualizadas sobre os níveis de gravidade.

O acidente ocorre em meio a uma sequência de quedas de balões no Brasil. Na última quinta-feira (19), um balão caiu no litoral de São Paulo, nas proximidades da praia de Maresias, no município de São Sebastião. De acordo com a prefeitura de São Sebastião, ninguém ficou ferido, não houve danos graves e nenhuma residência foi atingida.

Veja Também

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados e estão apurando as causas do acidente. A gestão municipal reforçou em nota que soltar balão é crime ambiental, e pode colocar em risco moradias e áreas de mata.

Quatro dias antes, no domingo (15), outro balão com 35 pessoas caiu em uma área rural de Capela do Alto, no interior de São Paulo. Uma vítima em estado grave foi socorrida, mas não resistiu. O balão levava 33 passageiros, além do piloto e um auxiliar.

De acordo com a Polícia Militar, 11 vítimas com ferimentos leves foram socorridas no local, sendo que seis apresentavam escoriações e ficaram em observação em um hospital municipal de Capela do Alto. Duas vítimas foram transferidas para o Centro Hospitalar de Sorocaba.

Os outros ocupantes não foram encontrados e deixaram o local antes da chegada das autoridades. O balão havia levantado voo em Boituva (SP), cidade vizinha na qual ocorria o 38º Campeonato Brasileiro de Balonismo, organizado pela Confederação Brasileira de Balonismo (CBB).

A confederação informou que o balão não fazia parte do campeonato e era de uso turístico, não esportivo. A CBB ainda afirmou que o equipamento não tinha autorização para voar e o balonista estava com o Certificado de Aeronavegabilidade vencido. O piloto foi levado para a delegacia do município de Tatuí (SP).

Ainda conforme a CBB, por motivos de segurança, os voos de balão foram proibidos no local naquele dia (15) devido às condições climáticas. O motivo da queda ainda não foi esclarecido e é investigado pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA) e pela Polícia Civil.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:21, 17 Abr

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

O ex-ministro Silvio Costa Filho e o ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca.
Desenvolvimento

Silvio Costa Filho e ministro destacam investimentos em aeroportos do interior de Pernambuco

Os avanços são para os aeroportos de Garanhuns, Serra Talhada e Araripina. Os três aeroportos pernambucanos fazem parte do pacote de 12 terminais regionais.

Repórter da Band tem morte encefálica confirmada após acidente na BR-381; cinegrafista também morreu
Tristeza

Repórter da Band tem morte encefálica confirmada após acidente na BR-381; cinegrafista também morreu

O carro em que a equipe de reportagem estava foi atingida por um caminhão.

Piso dos professores.
Valorização

STF forma maioria: professores temporários devem receber o Piso Nacional da Educação

Relator Alexandre de Moraes votou a favor da categoria; decisão em repercussão geral impactará redes públicas de todo o país.

mais notícias

+

Newsletter