Pernambuco, 05 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Bahia registra surto de botulismo ao deixar seis infectados e duas mortes; veja principal suspeita

A secretária de saúde do estado, Eleuzinha Falcão, ressalta que por se tratar de uma enfermidade grave, um caso já seria considerado surto.

Gabriel Alves

26 de setembro de 2024 às 10:56   - Atualizado às 11:32

Botulismo tem aumento de casos na Bahia e duas mortes confirmadas.

Botulismo tem aumento de casos na Bahia e duas mortes confirmadas. Foto: Reprodução/Internet

Uma doença rara e grave preocupa a população baiana. Na quarta-feira, 25 de setembro, a Vigilância Epidemiológica da Bahia confirmou o sexto caso de botulismo no estado desde janeiro de 2024.

Duas pessoas morreram, três ainda estão hospitalizadas e apenas um paciente teve alta. Elas são dos municípios de Salvador, Campo Formoso, Senhor do Bonfim e Cícero Dantas.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

A principal suspeita é de que infecção se deu por meio da ingestão de mortadela de frango contaminada.

Em 2023, foram registrados dois casos de botulismo na Bahia, sendo ambos em Feira de Santana.

Veja Também

Em vídeo divulgado no site da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, a coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis, Eleuzina Falcão, ressaltou que por se tratar de uma doença grave, um caso já seria considerado surto. Ela pede que a população fique atenta aos sintomas, especialmente a uma eventual paralisia muscular repentina.

"É fundamental também redobrar o cuidado com alimentos e bebidas. Verificar prazo de validade, selo de qualidade, lata estufada, vidros embaçados", alerta Eleuzina.

De acordo com o glossário do Ministério da Saúde, o botulismo é uma doença neuroparalítica grave, rara, não contagiosa, causada pela ação de uma potente toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum (C botulinum). O agente etiológico entra no organismo por meio de ferimentos ou pela ingestão de alimentos contaminados que não têm produção e/ou conservação adequada.

Sua notificação é compulsória e imediata (em até 24 horas) para que as ações de vigilância sejam realizadas em tempo de prevenir outros casos. A doença pode levar à morte por paralisia da musculatura respiratória.

Pernambuco inicia troca das 'gotinhas' por vacina injetável contra poliomielite

Seguindo as recomendações do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), do Ministério da Saúde, Pernambuco inicia processo de transição para doação de novo esquema vacinal para poliomielite, que passa a valer em todo o território nacional no próximo dia 4 de novembro.

Com a mudança, a vacina administrada por via oral (VOP), conhecida popularmente como ‘gotinha’, deixará de existir e todas as crianças aptas a receber a vacina contra a pólio receberão doses injetáveis (VIP).

Agência Brasil

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:22, 05 Out

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Produto artesanal.
Definição

Anvisa divulga lista de cosméticos que podem ter fabricação artesanal; saiba quais

Segundo a agência, os produtores deverão observar critérios específicos para cada categoria na formulação, apresentação e rotulagem dos produtos.

Pessoa estudando com caderno do Enem de lado.
Educação

Enem 2026: quando saem os locais de prova? Veja previsão e como consultar

Candidatos devem acompanhar a liberação do cartão de confirmação, que reúne informações necessárias para os dois dias do exame.

Nunes Marques (TSE) em coletiva de imprensa após fim do primeiro turno
Pleito

Nunes Marques descarta alerta de interferência nas eleições do Brasil

Antes, o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, confirmou que a corporação abriu uma investigação para apurar a suposta interferência estrangeira no pleito. 

mais notícias

+

Newsletter