Pernambuco, 24 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

POLIOMIELITE: Pernambuco inicia troca das "GOTINHAS" por VACINA injetável no combate a doença

De acordo com o Informe Técnico encaminhado aos estados, a medida adotada pelo Ministério da Saúde é uma continuidade das ações desenvolvidas com o foco na erradicação da doença.

Ricardo Lélis

21 de setembro de 2024 às 15:50   - Atualizado às 21:28

As "gotinhas" serão trocadas pela vacina injetável no combate à Poliomielite

As "gotinhas" serão trocadas pela vacina injetável no combate à Poliomielite Foto: Arquivo/ Agência Brasil

Seguindo as recomendações do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), do Ministério da Saúde, Pernambuco inicia processo de transição para doação de novo esquema vacinal para poliomielite, que passa a valer em todo o território nacional no próximo dia 4 de novembro.

Com a mudança, a vacina administrada por via oral (VOP), conhecida popularmente como ‘gotinha’, deixará de existir e todas as crianças aptas a receber a vacina contra a pólio receberão doses injetáveis (VIP).

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

De acordo com o Informe Técnico encaminhado aos estados, a medida adotada pelo Ministério é uma continuidade das ações desenvolvidas com o foco na erradicação da poliomielite.

A partir de novembro, o esquema vacinal será constituído desta maneira: 1ª dose (2 meses de idade); 2ª dose (4 meses); 3ª doses (6 meses) e uma dose de reforço aos 15 meses de idade.

Veja Também

O Departamento Nacional orientou aos Programas Estaduais de Imunização quanto à retirada, por meio de logística reversa, das doses do imunizante presente nos municípios, Regionais de Saúde e em nível central.

A partir do dia 27 de setembro essa vacina (via oral) não será mais utilizada para dar espaço para a inicialização do novo esquema.

“Com a nova recomendação nacional, o Programa Estadual de Imunizações já realizou contato com as gestões municipais para iniciar o processo de operacionalização para o redirecionamento das doses para a sede do Programa e, posteriormente, encaminhamento para o órgão federal. Entre as orientações repassadas, estão o armazenamento correto para realização de um transporte seguro, visando à identificação correta, registro de lotes e quantitativos, etc”, destaca a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Magda Costa.

Todo o processo de logística reversa deverá ser realizado pelos estados no período de 30 de setembro a 31 de outubro de 2024. Os estados têm até 15 de novembro para repassar as doses do imunobiológico para o Ministério da Saúde.

Para os municípios, responsáveis pelas ações de vacinação em seus territórios, no período de 28 de setembro a 3 de novembro de 2024, conforme orientação do Ministério da Saúde, deve ser priorizado o esquema primário de vacinação para a proteção das crianças menores de cinco anos de idade, constituído de 3 doses de VIP (injetável), aos 2, 4 e 6 meses de idade.

O último caso de infecção pelo poliovírus no Brasil ocorreu em 1989. No ano de 1994, o País recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem.

O Brasil está há 34 anos sem casos da doença e desde de 1977 realiza a estratégia com o uso da vacina por via oral (VOP), chamada de ‘gotinha’ para imunização contra a doença.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:14, 24 Set

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Flávio Bolsonaro e Lula
Cenário

Pesquisa Real Time Big Data mostra Flávio com 45% e Lula com 44% no 2º turno

O levantamento do Real Time Big Data entrevistou 2.000 eleitores entre os dias 19 e 23 de setembro de 2026. As entrevistas foram realizadas por telefone e por meio de recrutamento digital.

Prefeitura do Paulista e Cehab realizam obras de pavimentação no município
Intervenção

Paulista: Prefeitura e Cehab realizam obras de pavimentação e infraestrutura na Estrada do Catolé

A parceria viabiliza uma série de trabalhos voltadas à requalificação de vias estratégicas do município e à melhoria da mobilidade urbana.

Novas ambulâncias entregues pelo governo do estado
Investimento

Governo de Pernambuco entrega 26 novas ambulâncias e reforça transporte de pacientes nos municípios do Estado

A iniciativa tem como objetivo melhorar as condições de deslocamento aos que necessitam de atendimento na rede pública de saúde, com atenção especial às mulheres e crianças que precisam de serviços especializados.

mais notícias

+

Newsletter