Pernambuco, 17 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

"Não pode colocar o interesse do Brasil abaixo de um particular", diz Zema sobre Eduardo Bolsonaro

Apesar da fala, o governador de Minas Gerais afirmou que o deputado federal licenciado é "bem-intencionado".

Everthon Santos

31 de julho de 2025 às 19:36   - Atualizado às 19:36

Romeu Zema e Eduardo Bolsonaro.

Romeu Zema e Eduardo Bolsonaro. Foto: Divulgação

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou que o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) é "bem-intencionado" e disse apoiar uma anistia caso o parlamentar seja condenado por ameaça à soberania nacional.

Zema, porém, criticou a atuação de Eduardo pelo tarifaço de 50% a produtos brasileiros nos Estados Unidos e disse que não se deve colocar interesses particulares acima dos nacionais. A declaração foi dada nesta quinta-feira, 31, em entrevista ao jornal O Globo.

"Acho que ele (Eduardo Bolsonaro) até tem sido bem-intencionado na questão, mas agora nós não podemos colocar os interesses do Brasil abaixo de um interesse particular de quem quer que seja", declarou.

Eduardo, que se autoexilou nos EUA, tem pedido por sanções contra o Brasil e contra autoridades nacionais para favorecer o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na ação penal por golpe de Estado.

Para o governador, a situação de Eduardo se assemelha a dos envolvidos no 8 de Janeiro e endossa o pedido de anistia.

Veja Também

"Eu sou da posição de que nós temos de olhar para o futuro, e não ficar remoendo feridas do passado. Quem começa a carregar sentimentos de culpa, de ressentimento, para de andar para frente", disse. "Eu sou favorável, sim, está dentro do mesmo contexto, do 8 de Janeiro e de outras questões que vêm sendo discutidas."

Na semana passada, em entrevista ao Estadão/Broadcast, o governador mineiro afirmou que Eduardo "causou um problema para a direita" ao articular as tarifas contra o Brasil. Após a declaração, o filho do ex-presidente se defendeu afirmando que Zema representa a "turminha da elite financeira".

"Enquanto são pessoas simples e comuns as vítimas da tirania (se referindo aos condenados pelo 8 de Janeiro), não há problema, mas mexeu na sua turminha da elite financeira, daí temos o apocalipse para resolver", respondeu Eduardo ao mineiro.

Tanto Zema quanto Eduardo são apontados como possíveis sucessores de Jair Bolsonaro na disputa presidencial de 2026, uma vez que o ex-presidente está inelegível até 2030, condenado por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:40, 17 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Presidente Lula.
Agenda

Lula participa de ato no Vale do São Francisco com caminhada em Petrolina na terça (20)

A concentração está marcada para as 14h, na Orla II de Juazeiro, em frente ao Vapor do Vinho.

Urna eletrônica.
Pleito

Eleições 2026: eleitores de sete municípios escolherão prefeito e vice em 25 de outubro; veja quais

Nessas cidades, o eleitorado também votará para presidente da República.

Idoso votando
Dados

Eleições: abstenção de eleitores com mais de 70 anos registra queda de 9,7 pontos

O voto é facultativo para pessoas dessa faixa etária, assim como para os analfabetos e para os jovens com mais de 16 e menos de 18 anos.Pessoas dessa faixa etária.

mais notícias

+

Newsletter